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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELLA ABREU CARVALHO CORTEZ MOREIRA

2017-06-01 16:29:10.323

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAELLA ABREU CARVALHO CORTEZ MOREIRA
DATA: 13/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo junto aos professores dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias de Informação e Comunicação. Formação docente. Prática docente.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: As mudanças ocorridas na sociedade, principalmente, a partir do final da década de 1990 e início do século XXI, com a presença e o uso cada vez mais intenso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por pessoas e alunos, tem apresentado novas e significativas possibilidades, deste uso aos processos educacionais, bem como intensificado a necessidade de (re) discutir a prática docente nos níveis de ensino, em específico, nos cursos superiores de licenciaturas. Nesse contexto, o professor universitário deve ter conhecimentos e uma formação docente que incorpore as TIC em sua prática docente, uma vez que é o profissional responsável por orientar o processo de ensino e aprendizagem e formar seus alunos para atuar frente à complexidade da sociedade contemporânea. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os usos das TIC por professores dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na prática docente. Para isso, realizou-se, inicialmente, uma revisão de literatura sobre a temática, a fim de buscar fundamentação teórica e contextualização histórica sobre o uso das TIC na sociedade contemporânea e na educação, bem como sobre sua inserção nos cursos de licenciaturas, apresentando a importância da formação e prática docente dos professores que atuam nos cursos de licenciaturas. Nesse sentido, buscou-se embasamento teórico em Kenski (2012), Lévy (2010), Moran (2012), Peixoto (2009), Pimenta (2012), Sancho (2006), Tardif (2014), dentre outros. Para a realização da pesquisa, adotou-se como procedimentos metodológicos, uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com método de abordagem quali-quantitativa, realizada com professores dos cursos de licenciaturas do Campus São Luís “Cidade Universitária Dom Delgado” da UFMA, selecionados a partir do critério de amostragem não probabilística, por conveniência, de 30% (trinta por cento) dos professores efetivos do quadro de servidores do referido Campus. Para a coleta dos dados, será aplicado questionário formulado com perguntas abertas e fechadas a serem analisadas por meio da análise estatística, para as questões fechadas e análise de conteúdo, para as questões abertas e discutidas à luz do referencial teórico desta pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARCELO MENDONÇA TEIXEIRA - UFRPE
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA

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