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Banca de DEFESA: EZENILDE ROCHA MENDES

2019-01-08 16:10:53.396

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EZENILDE ROCHA MENDES
DATA: 21/01/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: análise do processo de monitoramento e avaliação acadêmica dos bolsistas no Programa Permanência – UFMA. Promoção para a permanência e redução da evasão e retenção no Campus Dom Delgado
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil. Programa Permanência-UFMA. Monitoramento. Avaliação. Permanência.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta dissertação teve por objetivo analisar a assistência estudantil da UFMA, a partir do processo de monitoramento e avaliação do desempenho acadêmico de discentes/bolsistas no Programa Permanência-UFMA. A pesquisa fundamentou-se na concepção do gestor e implementadores do Programa Permanência-UFMA sobre assistência estudantil, nas técnicas, mecanismos e/ou estratégias de monitoramento e avaliação do desempenho acadêmico de discentes/bolsistas do Programa Permanência-UFMA, adotados pela PROAES-UFMA e nas contribuições desse programa para a promoção da permanência de discentes/bolsistas em vulnerabilidade socioeconômica no Campus Dom Delgado, baseadas na avaliação da Planilha de Bolsistas/Aprimoramento Acadêmico do Programa Permanência-UFMA nos períodos de 2016-2, 2017-1 e 2017-2. O Programa Permanência-UFMA é vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e implementado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES-UFMA). A metodologia adotada foi um estudo de caso do tipo avaliativo-descritivo de natureza qualitativa, fundamentada em leituras e revisões bibliográficas sistemáticas sobre a política de educação superior, de forma interdisciplinar com a política de assistência estudantil e em conteúdos inerentes à temática. Fundamentou-se ainda em análises documentais da política de assistência estudantil da UFMA, especialmente, do Programa Permanência-UFMA. As técnicas e instrumento de coleta de dados pautaram-se na elaboração de um questionário semiestruturado para aplicação de entrevistas com gestor e equipe técnica e/ou técnicos implementadores do Programa Permanência-UFMA, lotados na PROAES-UFMA. A interpretação e avaliação dos documentos, das entrevistas e dos resultados dos dados coletados da pesquisa basearam-se em uma análise de conteúdo, conforme a teoria de Bardin (2011). Visou-se, assim, identificar as contribuições propositivas do Programa Permanência-UFMA, adotadas pela PROAES para a promoção da permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica da UFMA, pautada na democratização e promoção da justiça social. Conforme resultados do estudo, constatou-se que houve uma elevação no percentual do índice de rendimento acadêmico dos discentes/bolsistas, a partir da diminuição no percentual de reprovação por média e por falta em disciplinas matriculadas semestralmente, durante o período 2016-2 a 2017-2. Portanto, a partir dos resultados da pesquisa identificou-se que a assistência estudantil, na modalidade Permanência-UFMA, contribui para a permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica no Campus Dom Delgado. Concluiu-se enfatizando a importância pela continuidade e fortalecimento do PNAES, enquanto política pública, por possibilitar a promoção da permanência, a conclusão do curso de graduação e a redução da evasão e retenção de discentes em vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior e por proporcionar, pela educação, a redução das disparidades no desempenho acadêmico, decorrente de diferenças socioeconômicas dos discentes no Campus Dom Delgado.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA SILVINA FERREIRA FONSECA - IFMA
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Co-orientador externo à instituição - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UEMA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

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