Go to accessibility

DISCENTE: CLARA CARDOSO FERREIRA COSTA
DATA: 21/01/2020
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: IDENTIDADES EM TRÂNSITO: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Identidade Cultural. Internacionalização. Migração. Discentes estrangeiros. UFMA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Surgidas em meados de 1960, as políticas de internalização das instituições de ensino superior brasileiras foram reforçadas pelo aumento do trânsito de pessoas no mundo, fruto do fenômeno da globalização. Nesse cenário, a pesquisa objetivou compreender os processos de construção, desconstrução e reconstrução das identidades culturais dos discentes estrangeiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), influenciados por sua condição de sujeitos em trânsito. Para tal, a pesquisa apresenta dois momentos, o primeiro consistiu na composição de um arcabouço teórico onde foram trabalhados conceitos como Cultura, Lugar, Identidade, Deslocamento, Migração e Memória, a partir de autores como Teixeira Coelho, Franz Boas, Yi-Fu Tuan, Eric Dardel, Edward Relph, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Edward Said, Ernesto Laclau, André Braz Golgher, Homi K. Bhabha, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Joël Candau e Ecléa Bosi; noutro momento, de natureza empírica, ocorreu um levantamento de dados junto à UFMA, em paralelo a uma pesquisa documental, para angariar informações a respeito do corpo discente internacional da universidade, bem como sua estrutura organizacional. Após essa etapa do trabalho, o recorte dos participantes da pesquisa foi delimitado para apenas os alunos conveniados aos Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Por último, foi realizado um estudo de casos múltiplos de caráter etnográfico, com a finalidade de coletar os relatos orais dos sujeitos em questão. Como resultados da pesquisa, foram encontradas respostas favoráveis às hipóteses, que tratam de fenômenos como choque e resistência culturais, da influência de programas como o PEC-G como motivadoras do ingresso de alunos estrangeiros na UFMA e dos processos identitários.
Co-orientador - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
Interno - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA