Go to accessibility

DISCENTE: RONALDO SILVA JÚNIOR
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: políticas institucionais, desafios e conquistas
PALAVRAS-CHAVES: Rede federal de ensino. Educação inclusiva/especial. Políticas institucionais. Direitos da pessoa com deficiência.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nota-se que no Brasil as políticas de educação inclusiva ganharam força em sua trajetória histórica e política, consolidando, por meio de produções legislativas, os direitos da pessoa com deficiência. Desta forma, a partir de 1990, o termo “inclusão” foi incorporado aos discursos educacionais, bem como às legislações voltadas a educação especial. O presente estudo teve por objetivo investigar, como o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Campus Pinheiro vem operacionalizando os serviços de apoio aos discentes considerados público alvo da Educação Especial, em relação à eliminação e/ou minimização de barreiras pedagógicas e atitudinais, por meio de uma pesquisa do tipo exploratório, descritiva e com abordagem qualitativa, sendo realizada no Ifma – Campus Pinheiro. Os participantes, no contexto apresentado, foram 12 servidores, os quais atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados corresponderam a entrevista semiestruturadas e observações não participantes. Os resultados parciais correspondem à apresentação da transcrição das entrevistas, por ser complexa a temática, bem como as necessidades, facilidades e/ou dificuldades encontradas, quando se trabalha a inclusão no contexto educacional. Os impactos esperados são no intuito de contribuir para a produção do conhecimento cientifico relacionado às políticas institucionais de inclusão, na rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR