Go to accessibility

DISCENTE: JAILSON ANTONIO RIBEIRO VIANA
DATA: 12/01/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LOUSAS DIGITAIS: estudo sobre as possibilidades pedagógicas no Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Lousa Digital. Tecnologia da Informação e Comunicação. Formação de Professores.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Dentro do processo de transformação das tecnologias digitais tem-se a Lousa Digital (LD), que é uma ferramenta cujo intuito é melhorar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula. Objetiva-se investigar as possibilidades pedagógicas e o impacto das lousas digitais na sala de aula do IFMA Campus São Luís - Monte Castelo, haja vista que a busca por formação e metodologias que inovam e melhoram o processo de ensino e aprendizagem são necessárias tanto para professores quanto para estudantes. Discute-se questões sobre a relação da educação e tecnologia dentro da contemporaneidade social, bem como, em linhas gerais, sobre a formação docente no Brasil por meio das metodologias inovadoras construídas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, com foco na LD, sua trajetória e possibilidades pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o panorama da LD no Brasil em trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2015 a 2020. Adotando uma abordagem quali-quantitativa, caracteriza-se a utilização da LD no local de pesquisa somada à investigação de questões relacionadas à dinâmica do processo formativo com seu uso. Questiona-se de que forma se utiliza a LD e quais possibilidades teórico-metodológicas podem ser apontadas para usá-la como ferramenta pedagógica. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, na qual a população foi composta por docentes do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, e a amostragem será por meio de recorte de 30% do total de professores ativos, que corresponde a 114 (cento e quartoze) participantes, além de 2 (dois) técnicos em informática. Para coleta de dados se aplicou questionário misto elaborado na plataforma Google Forms e enviado aos professores por e-mail, bem como entrevista estruturada com os dois técnicos em informática e 7 professores. Os resultados mostram que a maioria dos professores utilizam a LD como retroprojeção, por não possuírem formação específica, bem como o treinamento ofertado pela instituição foi rápido e insuficiente para absorver os conhecimentos necessários para a prática pedagógica. Confirmou-se que, para os professores, a LD traz um grande impacto para sala de aula, desde que haja formações voltadas para uso dessa ferramenta e se integrem outras tecnologias para melhoria da didática de ensino.
Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR