Go to accessibility

DISCENTE: VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL
DATA: 28/01/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ESTUDANTES INDÍGENAS TENETEHARA / GUAJAJARA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: análise sobre o acesso e permanência
PALAVRAS-CHAVES: Cotas para indígenas. Ensino superior. Universidade Federal do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho prossegue com a pesquisa iniciada no trabalho de conclusão do curso ebm Ciências Sociais, cuja temática foi a análise das políticas de ações afirmativas. Objetivou-se nesta dissertação de mestrado realizar um levantamento de categorias teóricas para analisar os sistemas de cotas, investigando o acesso, ingresso e permanência dos estudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Trata-se de um tema multidisciplinar, que envolve etnologia indígena, educação, direito e política. A metodologia é indutiva, tratando-se de uma pesquisa qualitativa a partir de técnicas como observação participante, análise bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, que possibilitam conhecer e identificar elementos que influenciam diretamente o acesso e permanência dos estudantes Tenetehara/Guajajara na universidade Federal do Maranhão. As principais fontes de análise foram documentos legais relativos ao acesso ao ensino superior no Brasil e na UFMA e documentos relativos a atuação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Indígena. Por fim, conseguiu-se identificar os princípios que norteiam a formulação das políticas compensatórias para indígenas e caracterizar as estratégias de construção e implementação dessas políticas na UFMA, demonstrando a efetividade da atuação das Comissões de Verificação e um pouco da convivência cotidiana dos estudantes indígenas na UFMA.
Co-orientador - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO