Go to accessibility

DISCENTE: NAYSA CHRISTINE SERRA SILVA
DATA: 26/01/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Língua Brasileira de Sinais. Licenciatura. Ensino-aprendizagem. Educação superior. Educação inclusiva
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A educação dos surdos é uma das “facetas” da história da Educação Especial no Brasil. Com a promulgação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com a efetivação de políticas públicas, a educação brasileira tem como um de seus objetivos a inclusão de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas nas salas de aulas regulares da Educação Básica à Educação Superior. Para tal contexto, faz-se necessário a presença de profissionais qualificados para trabalharem, também, com o público-alvo da Educação Especial. Este estudo teve por objetivo geral investigar como vem ocorrendo o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na perspectiva da Educação Inclusiva. Enquanto objetivos específicos destacam-se que metodologias e recursos são utilizados, pelos professores que ministram o componente curricular LIBRAS, tendo como viés, o olhar de docentes e discentes da UFMA. Foi assim desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como lócus o Campus Dom Delgado/UFMA. Os participantes foram 04 docentes que ministram a disciplina LIBRAS, nos Cursos de Licenciatura da UFMA e 98 discentes das respectivas turmas. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto contendo 13 questões relacionadas ao objeto investigado. Os resultados da pesquisa revelam que: dentre os 17 cursos de licenciatura do Campus Dom Delgado, somente 5 cursos estavam ofertando a disciplina de LIBRAS aos discentes da UFMA; há necessidade de maiores esclarecimentos em relação aos objetivos da Disciplina LIBRAS; a carga horária da Disciplina LIBRAS foi considerada aquém do necessário em relação ao bilinguismo; determinados cursos estavam ofertando a Disciplina LIBRAS como eletiva e não como obrigatória; as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de LIBRAS são diversificadas; porém o uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem da língua sinalizada era esporádico; os aplicativos e plataformas mais utilizados pelos docentes e discentes eram o Youtube, Hand Talk e Alfabeto LIBRAS; em relação aos dispositivos digitais, professores e educandos utilizavam smartphones e notebooks; já no tocante as habilidades linguísticas, devido à carga horária curta, a aquisição se dava de forma superficial; quanto ao bilinguismo, no término da disciplina os discentes não se reconheciam como bilíngues no tocante à LIBRAS, mas conseguiam manter uma comunicação básica com os surdos. Há registros de dificuldades no processo ensino-aprendizagem da LIBRAS, tais como: composição dos sinais; configuração das mãos; construção frasal e memorização do conteúdo; necessidade de ampliação de carga horária da disciplina de LIBRAS nos cursos de licenciatura e o foco no contexto semântico dos cursos durante as sinalizações. A disciplina LIBRAS é de suma relevância no contexto da prática docente inclusiva. Nesse sentido, os achados da pesquisa correspondem ao fato de que para a concretização da educação bilíngue, sob a perspectiva da inclusão educacional, a formação inicial docente, de boa qualidade, é extremamente necessária. Os impactos esperados com a realização deste estudo são as contribuições critico-reflexivas relacionadas às formações de professores bilíngues (LIBRAS/ Português) nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão.
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR