Go to accessibility

DISCENTE: SARAH RAQUEL FROES DA SILVA
DATA: 24/03/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: PLANEJAMENTO E CONFECÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO POR PROFESSORES EM AMBIENTES HOSPITALARES
PALAVRAS-CHAVES: Classe Hospitalar. Metodologias ativas. Dispositivos móveis. Afetividade. Aplicativos Digitais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: De acordo com o processo de desenvolvimento tecnológico que perpassa pelas interações sociais, as tecnologias digitais se integram nos modos de entretenimento, comunicação entre pessoas e ainda o compartilhamento de informações a nível mundial através de múltiplas plataformas. Como um companheiro fiel para todas as horas, os dispositivos móveis digitais tais como: smartphones e tablets ampliam e possibilitam que os usuários esteja em vários lugares ao mesmo tempo e se atualizem do que acontece além dos muros de sua casa e auxilie os estudantes tanto dentro quanto fora da sala de aula. Contudo, existem espaços escolares nos quais as tecnologias digitais móveis podem atuar a partir do mesmo propósito do seu uso, auxiliar seus usuários e potencializar funções, um deles é a Classe Hospitalar na qual tem como finalidade prover espaço escolar para estudantes, impedidos de frequentar aulas regulares em decorrência de tratamentos hospitalares. Na finalidade de fortalecer os processos educacionais, afetivos e a interatividade entre os estudantes e professores na Classe Hospitalar “ABC” Nefro, a presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um material didático digital no formato de E-book, na qual contém sequências didáticas e possibilidades na construção de aprendizagens com recursos digitais, incluindo aplicativos digitais na educação. Para a construção do material didático, a pesquisadora realizou um levantamento sobre as práticas pedagógicas da Classe Hospitalar “ABC” Nefro, mediante entrevistas estruturadas com as professoras da Classe Hospitalar e as respostas foram analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa teve como base metodológica a metodologia do desenvolvimento e natureza de sua abordagem foi qualitativa, no intuito de unificar os conhecimentos desenvolvidos em anos de prática pelas docentes da Classe Hospitalar, pesquisas sobre aplicativos digitais e temas transversais por meio dispositivos móveis, incluídos no material proposto aos discentes do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNINTER