Go to accessibility

DISCENTE: NAYSA CHRISTINE SERRA SILVA
DATA: 05/04/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS DOM DELGADO
PALAVRAS-CHAVES: Língua Brasileira de Sinais. Licenciatura. Ensino-aprendizagem. Educação superior. Educação inclusiva.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo teve por objetivo geral investigar como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de licenciatura, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado, na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com quatro docentes que ministram a disciplina de LIBRAS, nos cursos de licenciatura da UFMA, e 98 discentes das respectivas turmas. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto contendo 13 questões relacionadas ao objeto investigado. Os resultados da pesquisa revelam que, dentre os 17 cursos de licenciatura, do Campus Dom Delgado, somente cinco cursos estavam ofertando a disciplina de LIBRAS aos discentes da UFMA; há a necessidade de maiores esclarecimentos em relação aos objetivos da disciplina LIBRAS; a carga horária da disciplina de LIBRAS foi considerada aquém do necessário em relação ao bilinguismo; as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de LIBRAS são diversificadas; porém, o uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem da língua sinalizada era esporádico; as plataformas e os aplicativos mais utilizados pelos docentes e discentes eram o YouTube, Hand Talk e Alfabeto LIBRAS. A disciplina de LIBRAS é de suma relevância no contexto da prática docente inclusiva. Nesse sentido, os achados da pesquisa correspondem ao fato de que, para a concretização da educação bilíngue, sob a perspectiva da inclusão educacional, a formação inicial docente, de boa qualidade, é extremamente necessária. O desfecho primário deste estudo corresponde à visibilidade do aprendizado da LIBRAS na Educação Superior, e o desfecho secundário visa contribuir de maneira crítico-reflexiva sobre as formações de professores bilíngues (LIBRAS/Português) nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA - UFSCAR