Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: LETICIA DOS SANTOS MOURAO

2021-04-14 16:15:52.492

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA DOS SANTOS MOURAO
DATA: 16/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: JOGO DO INSTAGRAM: A PROPAGAÇÃO DO DISCURSO DO SUJEITO DE SUCESSO NA REDE DIGITAL – Análise de Conteúdo do perfil “Efeito Orna”
PALAVRAS-CHAVES: Redes sociais Digitais; Efeito Orna; Sucesso; Consumo; Análise de Conteúdo.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O marketing digital e de conteúdo tornaram-se parte essencial das redes sociais digitais, especificamente no Instagram, já que promove e reforça o discurso do sujeito de sucesso, aquele que, por conta da aquisição de bens, produtos, marcas e serviços, anseia por uma imagem de si bem sucedida e propõe-se a ensinar outras pessoas a também alcançarem êxito por meio de cursos, conteúdos e programas em perfis no Instagram. As redes on-line criam um ecossistema paralelo, mas complementar, à realidade física. Nesta realidade virtual, existem sujeitos que personificam o sucesso, destacam-se e ensinam estratégias para que outras pessoas também possam alcançá-lo. O sucesso atrela-se à aquisição de bens e serviços, legitimando-se na exposição de fotos, vídeos, textos, etc. A sociedade de consumo e imagética do século XXI envolve-se nas representações de vidas supostamente interessantes e tentam alcançá-las para que não sejam consideradas fracassadas. Visibilidade e visualidade são tudo no admirável mundo do consumo. As imagens delineiam a aura do sucesso registrada por produções e conteúdos discursivos compartilhados com constância no ecossistema digital. Assim, problematizamos as performances realizadas no/pelo Efeito Orna, especificamente no Jogo do Instagram, perfil este que se propõe a oferecer capacitação para criação de marcas pessoais voltadas para o universo digital. Nesta pesquisa, apresentamos indicações advindas da Análise de Conteúdo sobre como os sujeitos, seguindo passos discursivamente construídos, podem conquistar o sucesso almejado, que deverá ser postado, continuamente exposto, reforçando comportamentos culturais de consumo e a “venda de si”. Inferimos, por meio do nosso objeto teórico e empírico, que os sujeitos da sociedade midiatizada e de consumo precisam desenvolver estratégias, ter objetivos claros, buscar reconhecimento, assim como dominar habilidades para atração de público, identificando maneiras de “encantá-lo”, requisitos que se mostram distintivos para as felicitações e construção do sujeito do sucesso.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JESSICA DE CÁSSIA ROSSI - UNISAGRADO
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2136239 - MARCELO PEREIRA DA SILVA

End of content