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Banca de DEFESA: CLAUDIA DA SILVA

2021-06-15 11:08:29.568

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DA SILVA
DATA: 17/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DO DECLÍNIO DA CULTURA À EDUCAÇÃO NEGATIVA EM ROUSSEAU: do Primeiro Discurso ao Emílio
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Iluminismo. Progresso da Razão. Educação Natural.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O pensador Jean-Jacques Rousseau, amado e odiado por muitos de seus contemporâneos, um ilustre homem de letras de um pensamento aguçado, defensor e crítico da sociedade do Século das luzes, via no uso excessivo da razão a decadência dos costumes e da moral. Crítico da exacerbada confiança depositada no progresso da razão como expõe no Discurso sobre as ciências e as artes de 1749 em resposta ao questionamento lançado pela Academia de Dijon, sobre o aprimoramento ou a corrupção dos costumes diante o restabelecimento das ciências e das artes, responde ao tema pela via negativa, exaltando a moral enquanto virtude e valor social, deixando a razão em segundo plano, o que lhe rendeu críticas e um local na contramão da ilustração. Rousseau, observa também a educação de sua época, e vê que as crianças não viviam sua infância como deveriam e eram muitas das vezes vistas na condição de adulto em miniatura. Criticando essa questão, apresenta a educação natural exposta na obra Emílio ou da educação de 1762, como modelo educacional onde sua aplicação vai despertando a sensibilidade da criança, fortalecendo preceitos naturais e a vivência em sociedade, uma vez que, a educação rousseauniana se fundamenta nos cuidados e na liberdade como pressuposto para sua autonomia. Esses elementos culturais e sociais de acordo com o pensamento de Rousseau, atuam na educação como um guia no conjunto dos saberes formando o homem em si mesmo. Fundamenta-se essas questões em torno do nosso objetivo central que é abordar a teoria cultural, político-filosófica de Rousseau acerca da degradação humana, da valorização exagerada da razão e da educação natural, onde a criança Emílio, deve ser tratada como criança, na condição de criança e que não terá intervenção dos livros científicos até a idade de compreensão da razão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HELDERSON MARIANI PIRES - FAAP
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO

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