Go to accessibility

DISCENTE: JADSON FERNANDO RODRIGUES REIS
DATA: 06/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: RETOMANDO TERRITÓRIOS NO CAMPO DOS SABERES: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MA
PALAVRAS-CHAVES: Movimento Quilombola do Maranhão. Educação Escolar Quilombola. Currículo. Território Pau Pombo. Santa Helena – MA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa investiga os diálogos estabelecidos entre o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e o currículo do Centro de Ensino Fundamental Othon Soares I, localizado no território Pau Pombo, Santa Helena – MA. Em relação ao delineamento teórico- metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, com aporte teórico e analítico da decolonialidade, das epistemologias do Sul global e dos estudos subalternos. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo com o uso de entrevistas estruturadas, a investigação analisa de que forma as práticas educacionais e o currículo do Centro de Ensino Fundamental Othon Soares I são moldados pelas experiências construídas pelo MOQUIBOM ao longo de sua trajetória de atuação, mobilizando saberes construídos em luta: identitários, políticos e estético-corpóreos. Aborda as potencialidades do projeto decolonial para se pensar o currículo educacional em uma perspectiva emancipadora. Para tanto, elabora um apanhado sobre as raízes da decolonialidade e, em seguida, estabelece uma interface entre esse debate sobre privilégios epistemológicos e sociais com as teorias do currículo. Destaca a trajetória do Movimento Negro e Quilombola Brasileiro no delineamento e proposição de políticas no campo educacional em prol de uma educação diferenciada nos e pelos territórios, respeitando seus modos de reprodução social, suas trajetórias de luta e autonomia. Discute o contexto de formação do MOQUIBOM na Baixada Maranhense, na década de 2010, e as articulações políticas, sociais e educativas que vem sendo produzidas em movimento por esse coletivo. Descreve o caminho metodológico adotado, os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a investigação, detalhando o local da pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos que guiarão o tratamento e análise dos mesmos. Tendo em vista que se trata de uma pesquisa em fase de desenvolvimento, não apresenta resultados e considerações finais.
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA