Go to accessibility

DISCENTE: ARIANA KELLY MARTINS COSTA
DATA: 16/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ÁREAS SUBUTILIZADAS NA ILHINHA, SÃO LUÍS-MARANHÃO: a requalificação por meio da Permacultura, como alternativa de sustentabilidade ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Requalificação de Vazios urbanos. Permacultura. Ilhinha, São Luís-Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A requalificação de espaços urbanos com os interesses das comunidades circunvizinhas, tem sido uma estratégia utilizada como alternativa para o seu uso sustentável. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relevância da requalificação de áreas subutilizadas na Ilhinha, em São Luís-Maranhão, por meio da Permacultura, de forma a sensibilizar a comunidade local, considerando as finalidades de convivência social, geração de renda e qualidade ambiental, como alternativa de sustentabilidade ambiental. A pesquisa tem como lócus o espaço da Ilhinha, evocando a memória e a percepção socioespacial da comunidade acerca de sua organização, para conscientizar sobre a relevância da requalificação das áreas sem cumprimento da função social, por meio da Permacultura. A metodologia compreende pesquisa documental e de campo, com emprego dos seguintes procedimentos: leitura e análise de documentos, artigos, legislações e registros fotográficos que contenham informações que fazem parte da construção da história local, além da observação participante, no que diz respeito a vivência sócio espacial dos moradores. Devido a pandemia instaurada pelo novo Coronavírus, a pesquisa será realizada de forma online, por meio de entrevista semiestruturada, disponibilizada em forma de link e realização de visita a campo, quando necessário. Participarão da pesquisa sujeitos que ocupam papeis de lideranças comunitárias na Associação de Moradores da Ilhinha, assim como moradores antigos que fizeram parte da construção da história e da memória da área, que têm conhecimento acerca de sua dinâmica socioespacial. Estima-se que essa pesquisa possa contribuir para a conscientização da comunidade acerca a importância da requalificação de vazios urbanos por meio da Permacultura, como forma de Sustentabilidade Ambiental.
Presidente - 032.772.673-34 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA - UFMA
Externo ao Programa - 251251 - ANTONIO JOSE DE ARAUJO FERREIRA