Go to accessibility

DISCENTE: SHEILA CRISTINA BOGÉA DOS SANTOS
DATA: 16/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E ARTE EM “LEONARDO DA VINCI E UMA LEMBRANÇA DE SUA INFÂNCIA”
PALAVRAS-CHAVES: Freud. Psicanálise. Arte. Metapsicologia. Leonardo da Vinci. Lembranças infância.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente estudo, de caráter interdisciplinar, se propõe apresentar a natureza das relações entre psicanálise e arte, no texto “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância”, buscando articular e aprofundar os conceitos condizentes a esses dois campos do conhecimento humano. Partir-se-á do princípio em que a versão da metapsicologia freudiana em vigor, nos idos de 1910, fornece uma relação conceitual passível de análise, evidenciando-se os fatos relativos à estrutura e ao funcionamento do psiquismo, sobretudo quando Freud mapeia a infância de Leonardo junto à mãe, a sensação de abandono gerada na figura do pai, comportamento homossexual, compulsão por pesquisa e por abandono de atividades sexuais. A problemática central organiza-se diante das questões: em que consiste a interpretação freudiana acerca da obra de Leonardo da Vinci? Como ler essas interpretações possibilitando identificar a relevância delas dentro do universo psicanalítico e artístico? O objetivo geral é analisar a natureza das relações entre psicanálise e arte presentes no texto “Uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci”, coletânea de Sigmund Freud. Os objetivos específicos ao estabelecer as análises do texto são: identificar a função do conceito/processo de sublimação; explicitar as características do narcisismo e da sublimação e caracterizar as concepções de arte, presentes no referido escrito. A pesquisa se desenvolve no âmbito da linha LP 1: Expressões e processos socioculturais. Optou por uma abordagem predominantemente bibliográfica e apresenta um aprofundamento das categorias de análises acerca das relações entre psicanálise e arte, a infância de Leonardo da Vinci, pulsões, inconsciente, sublimação, narcisismo, recalque e fantasia. Pretende-se com essa pesquisa, responder às questões norteadoras, possibilitando identificar sua relevância dentro do universo psicanalítico e artístico, a fim de suscitar outros estudos, por meio de indicações e potenciais pesquisas que venham a ser desdobradas a partir dos resultados aqui apresentadas.
Externo à Instituição - ANA CAROLINA SOLIVA SORIA - UFSCAR
Presidente - 2821076 - FLAVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS