Go to accessibility

DISCENTE: LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO
DATA: 16/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DIGITAIS NO ATENDIMENTO DE USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMA: o direito à acessibilidade.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Deficiência Visual. Acessibilidade. Tecnologias Assistivas; Tecnologias digitais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A sociedade contemporânea requer que as bibliotecas se adaptem para acompanhar os avanços tecnológicos e, desse modo, suprir as necessidades de informação de seus diversos públicos. Com isso, busca meios de promover efetivamente a inclusão e, assim, tornar a biblioteca um ambiente acessível a todos. Nesse contexto, diversas modificações ocorreram no processo de registro e transmissão da informação, e, por essa razão, é praticamente inexplicável que usuários com deficiência sensorial continuem à margem do processo de busca por informação e conhecimento. Diante dessa realidade, foi desenvolvida, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão, pesquisa do tipo exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é analisar se a Biblioteca Central dessa IFES está preparada com recursos humanos e tecnologias assistivas e digitais que viabilizem o acesso à informação aos discentes/usuários com deficiência visual. Os objetivos específicos, por seu turno, compreendem: i) identificar o quantitativo de alunos com deficiência visual regularmente matriculados na UFMA – Campus São Luís – e o percentual que busca meios informacionais na Biblioteca Central da UFMA; ii) identificar quais tecnologias assistivas e digitais existem na Biblioteca Central da UFMA; iii) conhecer as principais necessidades de discentes/usuários com deficiência visual que buscam informação na Biblioteca Central da UFMA; iv) verificar se a Biblioteca Central da UFMA possui quantitativo de recursos humanos adequado e capacitado ao atendimento de discentes/usuários com deficiência visual; v) registar quais tecnologias assistivas e digitais podem ser implantadas para atender as demandas dos discentes/usuários com deficiência visual, na Biblioteca Central da UFMA; e vi) propor a adesão de tecnologias assistivas e digitais, na perspectiva de promover a acessibilidade aos produtos e serviços da Biblioteca Central da UFMA. Os participantes são discentes com deficiência visual dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Luís. Os dados estão sendo coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas com a utilização de um roteiro que contempla 13 perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Os impactos esperados com o presente estudo são: i) promover visibilidade aos discentes com deficiência visual matriculados na Universidade Federal do Maranhão, aos usuários da Biblioteca Central e também da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA; ii) possibilitar projetos e programas voltados à acessibilidade desses discentes aos meios de informação disponibilizados pela Biblioteca Central, posteriormente ampliando tais projetos às demais unidades da Diretoria; iii) conscientizar a Gestão para a valorização desse público, buscando o devido acolhimento e a inclusão dos alunos com deficiência visual; iv) buscar melhorias para que discentes com deficiência tenham o devido apoio no desenvolvimento de pesquisas, no que concerne ao processo de comunicação e suporte informacional; v) enfatizar o direito a educação e acessibilidade, comum a todos os cidadãos, sem distinções e limitações, com vistas a promover reflexões e discussões no meio acadêmico.
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR