Go to accessibility

DISCENTE: CELSO JOSÉ BRANDÃO SANTOS
DATA: 18/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INTINERÁRIO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA CIDADE DE PINDARÉ MIRIM: aplicação do inventário de varredura e conhecimento, localizada na cidade de Pindaré Mirim-MA
PALAVRAS-CHAVES: Inventário. Pindaré Mirim. Cultura. Memória. História.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente relatório de qualificação apresenta o estado da pesquisa relacionado à dissertação que tem por objetivo desenvolver um estudo, buscando identificar, mapear e inventariar as manifestações culturais materiais e imateriais da Cidade de Pindaré Mirim – Maranhão. Nesse contexto, será feita uma observação e registro de histórias, memórias e identidades de um território cultural de grande relevância para o Estado do Maranhão. Quanto a metodologia, consiste em uma pesquisa participante onde, por meio do método etnográfico, realizaremos atividades de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Lançaremos mão, também, de pesquisa iconográfica, bibliográfica e audiovisual, consultando órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições e entidades de pesquisa, Universidades, em especial o Arquivo Noronha Santos do IPHAN. Quanto a metodologia, será feito o levantamento quantitativo e qualitativo, inserindo o pesquisador em um campo cultural distinto do seu habitat natural, o que consiste em uma pesquisa participante por meio do método etnográfico. As aplicações de questionários serão feitas por meio de entrevistas presenciais na cidade de Pindaré Mirim com lideranças de grupos culturais previamente selecionadas e contactadas. Na pesquisa de campo será feito uso de aplicativos de questionários, instrumentos eletrônicos de áudio e vídeo e demais mecanismos que forem necessários para registro e garantia de informações que terão fundamental importância para a redação final. Caso a pandemia do coronavírus venha se sobrepor ao nosso cronograma no momento da coleta de dados no campo, será feito uso de ligações telefônicas, de mensagens de texto e áudio, utilizando as mais diversas redes socias existentes, a saber: WhatsApp, Instagram e Facebook, assim como também o uso do correio eletrônico. A pesquisa em questão tem uma insigne importância social, científica e pessoal, pois o pesquisador aspira continuar dando sua contribuição para o desenvolvimento da cultura do Estado, o que já faz cotidianamente em sua vida profissional.
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO