Go to accessibility

DISCENTE: PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO
DATA: 19/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO: A MEDIAÇÃO TEATRAL NO FESTIVAL MARANHENSE DE TEATRO ESTUDANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Mediação Teatral. Pedagogia do Teatro. Festival Estudantil.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver uma pesquisa de tipo qualitativa e exploratória, tomando como base empírica um processo de estudo investigativo a partir do método da história oral. O tema a ser investigado como Projeto de Pesquisa parte do Festival Maranhense de Teatro Estudantil, e caracteriza-se como uma análise do evento como proposta pedagógica, compreendendo a sua dimensão formativa. A escolha pelo tema se expressa como uma proposta de continuidade e aprofundamento com enfoque delimitado, das investigações realizadas durante a graduação em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, resultadas na monografia sob o título: Experiências que geram conhecimento: reflexões de uma professora-artista em processo formativo. A relevância social e científica desta pesquisa encontra-se na sua contribuição para as pesquisas sobre a pedagogia do teatro de maneira geral, sobretudo como pesquisa inédita em âmbito estadual. O problema de pesquisa parte das seguintes indagações: Qual a contribuição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil para o processo de ensino-aprendizagem em teatro? O que fica/ficou de substrato para os indivíduos que passaram por este festival, no que se refere ao teatro enquanto experiência estética e formação cultural? Quais perspectivas podem-se extrair do festival em relação à formação de público? E, sobretudo, qual o impacto real deste festival na prática da apreciação teatral dentro do Estado? Estas e outras indagações norteiam a pesquisa, não excluindo as que porventura possam contribuir para a construção da mesma. As hipóteses levantadas para esta pesquisa são: O Festival Maranhense de Teatro Estudantil impactou de forma relevante no processo de mediação teatral na cidade de São Luís – MA? O Festival Maranhense de Teatro Estudantil colabora positivamente para a formação de público de teatro na cidade de São Luís – MA? O Festival Maranhense de Teatro Estudantil contribui de maneira efetiva para o processo de ensino e aprendizagem da linguagem teatral no âmbito da educação básica? O Festival Maranhense de Teatro Estudantil estabelece uma relação dialógica entre experiência artística e formação de público para os seus participantes? A pesquisa será realizada no Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM, escola que promove o referido festival, bem como nas residências dos participantes da pesquisa que serão entrevistados. Estes participantes serão a gestão da escola promotora do festival, professores-diretores, jurados e alunos(as) atores/atrizes, divididos em dois grupos – docentes e discentes – cada grupo possui uma estimativa de quinze participantes, totalizando trinta participantes de pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados a serem usados nesta pesquisa serão as entrevistas semiestruturadas, análise de documentos como notícias de jornais, fichas de inscrições, editais, imagens, arquivos pessoais de professores e alunos participantes. Como desfecho primário, a importância de se pesquisar um festival dessa amplitude temporal se caracteriza pelas experiências estético-pedagógicas vivenciadas pelos participantes ao longo de sua história, fato que até o presente momento não há nenhuma sistematização de pesquisa mais aprofundada e complexa sobre este fenômeno, e como desfecho secundário, a pesquisa possibilita investigações sobre uma tônica emergente para a pedagogia do teatro, que é o tema da mediação teatral e seus desdobramentos para o ensino da linguagem em espaços formais. Neste sentido, o resultado esperado para esta a pesquisa é um resgate crítico da memória do festival, em consonância com as memórias e experiências dos participantes, tais como: professores/diretores, alunos/atores, jurados, bem como a própria gestão do CACEM, que idealizou e mantém o festival, tendo como foco principal compreender a contribuição do festival para a apreciação teatral na cidade.
Externo ao Programa - 1357745 - ANA SOCORRO RAMOS BRAGA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO