Go to accessibility

DISCENTE: ADRIANA RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 18/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Cantigas e brincadeiras de roda: análise do desenvolvimento musical de crianças de 4 e 5 anos em uma escola de Educação Infantil de São Luís - MA.
PALAVRAS-CHAVES: desenvolvimento musical - crianças - cantigas e brincadeiras de roda - cultura infantil.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo tem como cerne a cultura infantil como veículo para o desenvolvimento e aprendizagem musical de crianças. Primeiramente, tratar-se-á dos conceitos e visões sobre as cantigas e brincadeiras de rodas, e de como a música está entrelaçada com a cultura infantil. Segue-se apontando as principais características musicais encontradas nas canções e brincadeiras tradicionais. Do mesmo modo, busca-se se evidenciar a necessidade dessas manifestações estarem no espaço escolar. Estudos acerca do desenvolvimento musical estarão compondo o corpo desta dissertação, em que teorias consideradas no campo da educação musical e cognição musical como válidas terão destaque. O problema de pesquisa é definido pela seguinte questão “Como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical na criança de 4 e 5 anos?, como hipótese temos que a vivência com as cantigas e brincadeiras promovem o desenvolvimento de habilidades musicais, a partir do momento que essas brincadeiras estimulam o surgimento de aspectos relacionados à percepção musical da criança, ou musicalidade, a partir de elementos da linguagem musical presentes nas brincadeiras. O objetivo geral traçado é “verificar como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical de crianças da Educação Infantil entre 4 e 5 anos a partir da vivência com as atividades em espaço escolar”. A justificativa para o desenvolvimento dessa pesquisa se dá por encontrar na literatura diversos benefícios relacionados às cantigas e brincadeiras de roda infantis como promotora de relações sociais e afetivas e aprendizagem. Assim, considera-se, principalmente, a importância dessas atividades para o desenvolvimento musical de crianças pequenas. Para a abordagem metodológica, o local escolhido é o Centro Social e Comunitário Vovó Anália em São Luís-Maranhão, cujo os participantes serão crianças de 4 e 5 anos e os instrumentos escolhidos para coleta de dados serão: registros em diário de bordo, vídeos e entrevistas. As técnicas utilizadas serão a observação não participante e entrevistas. Como impacto esperado, busca- se a valorização das cantigas e brincadeiras de roda como cultura singular, estimular a prática dessas atividades entre as crianças de modo mais frequente e angariar novos conhecimentos sobre a teoria do desenvolvimento musical em crianças pequenas.
Externo à Instituição - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR - UFOP
Presidente - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL