Go to accessibility

DISCENTE: CEDRIC TEMPEL NAKASU
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Análise das Práticas de Atenção à Saúde na Assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: atenção à saúde; assistência estudantil; PNAES; UFMA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Investigação das práticas de assistência estudantil na área de atenção à saúde na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga é o foco deste trabalho. Será utilizado o método indutivo de pesquisa, de natureza qualitativa exploratória, com enfoque nas políticas públicas brasileiras que se referem a assistência estudantil nos Institutos Federais de Ensino Superior(Ifes) em especial as direcionadas a atenção à saúde desde seu surgimento até a criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e das práticas e ações destas na UFMA, objetivando compreender como são executadas tais práticas e verificar a percepção destas ações por parte dos discentes da instituição. A coleta de dados será por pesquisa bibliográfica e documental com análise de conteúdo através da utilização do software IRAMUTEQ e também da técnica de inquérito do tipo questionário online através da plataforma Google Forms. Busca-se contribuir com o conhecimento científico que compreende a temática de práticas de atenção a saúde de estudantes de graduação nos Ifes, em especial na UFMA – Campus Bacanga, destacando-se políticas institucionais, desafios, conquistas e possibilidades de práticas futuras, fomentando pesquisadores, comunidade e alunos por melhores condições de acesso a políticas de saúde que possibilitem a construção de um modelo preventivo-educacional que favoreça a autonomia dos sujeitos envolvidos e da sociedade em geral. Trata-se de uma pesquisa em fase de desenvolvimento, portanto não apresenta resultados e considerações finais.
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo ao Programa - 881.952.603-49 - DAYSE MARINHO MARTINS - IEMA