Go to accessibility

DISCENTE: JADSON FERNANDO RODRIGUES REIS
DATA: 25/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: RETOMANDO TERRITÓRIOS NO CAMPO DOS SABERES: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MA
PALAVRAS-CHAVES: Movimento Quilombola do Maranhão. Educação Escolar Quilombola. Currículo. Território Pau Pombo. Santa Helena – MA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Investigação que objetiva analisar os efeitos do processo de retomada no campo da Educação Escolar Quilombola encabeçado pelo MOQUIBOM na construção do currículo do Centro de Ensino Fundamental Othon Soares I, do Território Quilombola de Pau Pombo, em Santa Helena – MA, a partir da mobilização dos seus saberes construídos em luta: saberes políticos, identitários e estético-corpóreos. Em relação ao delineamento teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, com aporte teórico e analítico da decolonialidade e das epistemologias do Sul global. A pesquisa empírica aconteceu por meio de trabalho de campo e da aplicação de entrevistas estruturadas com cinco professoras que atuam nessa instituição, um gestor escolar e duas lideranças do MOQUIBOM. Os resultados da pesquisa revelam que, nos últimos anos, o MOQUIBOM em Santa Helena tem atuado na reivindicação de políticas no campo da educação articuladas as suas aspirações e perspectivas enquanto grupo; essas ações têm se manifestado naquilo que esses sujeitos têm denominado de retomada no campo da educação, por meio da construção de Ensinamentos Crioulos, entendidos aqui enquanto exercícios de descolonização curricular e epistêmica; no CEM Othon Soares I, a retomada no campo dos saberes políticos tem acontecido por meio de ações em prol de políticas curriculares e educacionais voltadas para o fortalecimento de uma educação diferenciada: exigência de professores e gestores quilombolas e construção de formações iniciais e continuadas fundamentadas nos princípios da Educação Escolar Quilombola; em relação a retomada no campo dos saberes identitários, destacam-se estratégias curriculares de fortalecimento de laços comunitários e pertencimento étnico: manejo e cuidado com o território, saberes socioambientais e trabalho com a cultura material presente em Pau Pombo; a retomada no campo dos saberes estético-corpóreos tem acontecido por meio de estratégias curriculares e de transposições didáticas que visam superar uma visão estereotipada e exótica da estética e do corpo negro: educação antirracista, centralidade da mulher negra (algumas como professoras de Pau Pombo) na luta antirracista e intervenções com recursos audiovisuais que possibilitem que esses estudantes reflitam acerca dos processos de silenciamento da corporeidade da pessoa negra.
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA