Go to accessibility

DISCENTE: DEBORA THALITA SANTOS PEREIRA
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DISCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Altas habilidades; superdotação; educação superior; inclusão acadêmica.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva enfatiza que, discentes com altas habilidades/superdotação apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados, capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Segundo a legislação, esse segmento – parte do público-alvo da Educação Especial - necessita de atendimento educacional especializado (AEE) de forma a suplementar o ensino aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Percebe-se que há um quantitativo significativo de pessoas talentosas identificadas no meio acadêmico muito aquém da projeção divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – 3% a 5% – acerca de pessoas com altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2018a; VIRGOLIM, 2019). Há urgência de mudanças no contexto educacional, visto os índices baixos de identificação das altas habilidades/superdotação na maioria das Instituições de Educação Superior e de carência ou total ausência de oferecimento do AEE aos discentes identificados com potencial elevado. O problema propulsor desta pesquisa questiona: em que medida vem ocorrendo o processo da inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Dom Delgado? Pressupõe-se que a referida Universidade, destaque no Estado e no País, vem exercendo sua missão educacional no que diz respeito a formar profissionais capazes e competentes. Acredita-se que a Diretoria de Acessibilidade (DACES), setor responsável pelo acompanhamento dos discentes público-alvo da Educação Especial, matriculados nos cursos de graduação da instituição, tem contribuído para o acesso, a permanência e a formação exitosa desse alunado. Nessa perspectiva, analisa- se o processo de inclusão de discentes talentosos, no que se refere a como vem ocorrendo a identificação dos mesmos; o processo ensino-aprendizagem; o AEE oferecido a eles e a percepção destes, e dos demais envolvidos neste estudo, em relação ao processo de inclusão na referida instituição de ensino. No contexto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, na qual realizou-se um levantamento de referencial teórico sobre a temática, perpassando estudos base como os de Gardner (2010), Legislação Brasileira (BRASIL, 1996, 2008, 2011, 2015), Lima (2011), Renzulli (2004, 2018), São Luís (2015), Silva et al. (2020), Titon (2019), Virgolim (2014a, 2018), dentre outros. Posteriormente, identificou-se as condições de inclusão do referido público na instituição mediante a contribuição dos participantes desta pesquisa: os discentes identificados ou com indicativos de altas habilidades/superdotação, matriculados na UFMA/Campus Dom Delgado; os docentes e coordenadores dos cursos desses discentes; e os profissionais da DACES da Universidade. A relevância desta pesquisa encontra amparo no desejo de realizar o fazer pedagógico diferenciado, no qual todos se tornem aprendizes e criadores ativos e eficazes; na colaboração para o crescimento da visibilidade de um segmento social importante na construção e evolução da sociedade, mas que se encontra subidentificado socialmente; e na participação, relativamente, pioneira no Estado de desenvolvimento desta pesquisa, mediante o fornecimento de informações e conhecimentos pertinentes sobre a temática em um espaço educacional no qual há significativa carência de desenvolvimento de pesquisas acerca dos universitários talentosos e sua formação. Esta pesquisa oferece relevante contribuição para a inclusão no ensino superior, precipuamente, no lócus deste estudo, pois os dados coletados e analisados explicitam ainda percalços no processo de inclusão no contexto do ensino superior. Concluiu- se, portanto, que a inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na UFMA/Campus Dom Delgado é possível, desde que haja capacitação dos profissionais da instituição sobre os alunos com altas habilidades/superdotação.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - SADAO OMOTE - UNESP