Go to accessibility

DISCENTE: PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO
DATA: 31/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO: a mediação teatral no Festival Maranhense de Teatro Estudantil
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Mediação Teatral. Pedagogia do Teatro. Festival Estudantil.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação tem por objetivo desenvolver uma pesquisa de tipo qualitativa e exploratória, tomando como base empírica um processo de estudo investigativo a partir do método da história oral. O tema a ser investigado nesta dissertação parte do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE), e caracteriza-se como uma análise do evento como proposta pedagógica, compreendendo a sua dimensão formativa. A escolha pelo tema se expressa como uma proposta de continuidade e aprofundamento com enfoque delimitado, das investigações realizadas durante a graduação em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, resultadas na monografia sob o título: Experiências que geram conhecimento: reflexões de uma professora-artista em processo formativo. A relevância social e científica desta pesquisa encontra-se na sua contribuição para as pesquisas sobre a pedagogia do teatro de maneira geral, sobretudo como pesquisa inédita em âmbito estadual. O problema de pesquisa parte das seguintes indagações: Qual a contribuição do FEMATE para o processo de ensino-aprendizagem em teatro? O que fica/ficou de substrato para os indivíduos que passaram por este festival, no que se refere ao teatro enquanto experiência artística e formação cultural? Quais perspectivas podem-se extrair do festival em relação à formação de público? E, sobretudo, qual o impacto real deste festival na prática da apreciação teatral dentro do Estado? Estas e outras indagações norteiam a pesquisa, não excluindo as que porventura possam contribuir para a construção da mesma. As hipóteses levantadas para esta pesquisa são: O FEMATE impactou de forma relevante no processo de mediação teatral na cidade de São Luís – MA? O FEMATE colabora positivamente para a formação de público de teatro na cidade de São Luís – MA? O FEMATE contribui de maneira efetiva para o processo de ensino e aprendizagem da linguagem teatral no âmbito da educação básica? O FEMATE estabelece uma relação dialógica entre experiência artística e formação de público para os seus participantes? A pesquisa teve como recorte espacial o Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM, escola que promove o referido festival, bem como as residências de seus participantes, os quais foram entrevistados por esta pesquisa. Estes participantes são a gestão da escola promotora do festival, professores-diretores, jurados e alunos(as) atores/atrizes, divididos em dois grupos – docentes e discentes – cada grupo possuindo cerca de quinze integrantes, totalizando trinta entrevistados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta investigação foram as entrevistas semiestruturadas, análise de documentos como notícias de jornais, fichas de inscrições, editais, imagens, arquivos pessoais de professores e alunos participantes. Como desfecho primário, a importância de se pesquisar um festival dessa amplitude temporal se caracteriza pelas experiências estético-pedagógicas vivenciadas pelos participantes ao longo de sua história, fato que até o presente momento não há nenhuma sistematização de pesquisa mais aprofundada e complexa sobre este fenômeno. Como desfecho secundário, a pesquisa possibilita investigações sobre uma tônica emergente para a pedagogia do teatro, que é o tema da mediação teatral e seus desdobramentos para o ensino da linguagem em espaços formais, contribuindo para a construção de dados sobre políticas públicas para área do teatro, uma vez que o sistema pública não os produz. Nesse sentido, tendo como principal foco a compreensão da contribuição do festival para a apreciação teatral na cidade, a pesquisa resulta em um resgate crítico da memória do FEMATE, em consonância às memórias e experiências dos participantes, tais como: professores/diretores, alunos/atores, bem como a própria gestão do CACEM, que idealizou e mantém o festival.
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Presidente - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA