Go to accessibility

DISCENTE: JUAN MAGALHAES PAIVA
DATA: 08/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: METODOLOGIA ANALÍTICA INOV-ATIVA: o uso da mineração de dados na avaliação do interesse do aluno e seus efeitos em um MOOC
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de interesse. Metodologia analítica inov-ativa. Mineração de Dados. MOOC. Percepção do aluno.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo tem como objetivo compreender como a mineração de dados, sendo uma metodologia analítica ino-vativa, pode ser usada para promover estratégias pedagógicas, a fim de minimizar a evasão e favorecer a permanência de alunos inscritos em um MOOC (Massive Online Open Course), a partir de seus interesses iniciais. Optou-se por um estudo de caso de maneira observacional, adotando uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratória e descritiva para coletar dados e analisar o evento em um curso MOOC ofertado pela UNA-SUS/UFMA, intitulado: Atenção à saúde das mulheres com deficiência. Como resultados parciais da pesquisa, a partir da amostra de participantes, verificou-se que durante o primeiro mês de oferta do curso, 59% dos alunos inscritos visam adquirir a certificação, assim como explorar todo o conteúdo do curso para sua aprendizagem. No entanto, mais de 70% ainda não concluíram, mesmo após terem sido realizadas as primeiras intervenções do período, considerando que o curso ainda está em vigência. Acredita-se que a pesquisa contribuirá para ressignificação de estratégias pedagógicas, bem como oferecer novas reflexões a serem construídas no contexto da evasão e de dados estatísticos que influenciam o sucesso de um MOOC, assim como, num contexto socioeducativo.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO