Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINGOS DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO

2022-07-18 00:50:07.587

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOMINGOS DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO
DATA: 20/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: HITLER IIIº MUNDO: reinvenções de imagens malditas
PALAVRAS-CHAVES: Cinema Invenção. José Agrippino de Paula. Hiltler IIIº Mundo. Crueldade. Prática artística.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O que o filme Hitler III º Mundo (1968) tem a nos mostrar ao ponto que sua reinvenção seja necessária nos dias de hoje? Como investigar sobre este filme ao mesmo tempo mergulhado nele? Como reinventar Hitler IIIº Mundo (1968)? Como descrever essa reinvenção? Essas perguntas são de interesse deste trabalho. Para isso esta pesquisa tem o caráter exploratório, descritivo e criativo, com modelo teórico pós-estruturalista, interdisciplinar e de abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e artística. Objetiva analisar por meio, e com a prática artística a experimentação da reinvenção do filme Hitler IIIº Mundo, levando em consideração seu contexto de ditadura militar e dialogando com obras bibliográficas, a fim de apresentar um instrumento de reflexão e atualização. Para isso, primeiro busca relacionar o processo de repressão social no contexto histórico brasileiro da ditadura militar com o processo de resistência do cinema marginal da década de 70, depois explora a concepção estética do filme Hitler III º Mundo e por fim experimenta reinventar este filme. Abordam as concepções teóricas sobre relação do cinema e pensamento em autores como Deleuze (2018), Vasconcellos (1996), França (2018), Artaud (1964). Para se aproximar do filme e todo seu contexto histórico utiliza vários conceitos e pensamento de Deleuze e Guattari (2010 e 2012), Arantes (2010), Coimbra (2021), Boétie (2006), Hur (2018), Ferreira (2016). Além de ideias e exemplos de filmes como Hitler IIIº Mundo (1968), Hitler: um filme da Alemanha (1977) e outros. Discute conceitos chaves como o conceito de virtualização de Lévy (1996); o da arte dionisíaca de Nietzsche (1992); conceito de crueldade no cinema de Artaud (2006) e debatido por Derrida (1995) e Deleuze (2018). Nesta pesquisa documental e bibliográfica, utiliza-se procedimentos metodológicos da cartografia deleuziana através das chaves de leituras de Passos & Barros (2009), Rolnik (2006), Guattari (2015). Dialogando com esse método cartográfico, utiliza-se o método artístico pensado por Borgdorff (2012) em que, além da pesquisa ser sobre e na arte, onde seu processo criativo é caminho para chegar ao resultado da pesquisa, o resultado é a própria arte. Esta pesquisa tem como resultado a criação de blocos de imagens e sons reinventados a partir do filme Hitler IIIº Mundo que é montado com outros filmes como: Imagens (1972), Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), Brazil- Report on Torture (1971). Essa criação será descrita e analisada a fim de provocar a percepção sensorial de quem lê. Esta pesquisa está em processo de criação, logo o resultado final não está completo, faltando as considerações finais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Presidente - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL
Externo à Instituição - ÍNDIA MARA MARTINS - UFF

End of content