Go to accessibility

DISCENTE: ARIANA KELLY MARTINS COSTA
DATA: 22/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ÁREAS SUBUTILIZADAS NA ILHINHA, SÃO LUÍS-MARANHÃO: a requalificação por meio da Permacultura, como alternativa de sustentabilidade ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Requalificação de espaços urbanos. Permacultura. Ilhinha, São Luís-Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A apropriação de espaços urbanos tem sido uma alternativa para o seu uso sustentável, condição reiterada na capital do Maranhão. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relevância da requalificação de áreas da Ilhinha, em São Luís- Maranhão, por meio da Permacultura, considerando a convivência social, geração de renda e qualidade de vida, como alternativa de sustentabilidade. A pesquisa evoca a memória e a percepção socioespacial da comunidade acerca de sua organização, enfocando a relevância da requalificação das áreas em disfunção social, por meio da Permacultura. A metodologia compreende pesquisa documental e de campo, adotando-se como procedimentos: análise da literatura sobre o objeto de estudo, registro fotográfico e informações da construção da história, e observação participante da vivência socioespacial dos moradores. Devido à pandemia do Coronavírus, a pesquisa foi realizada de forma híbrida, por meio de entrevista semiestruturada com lideranças comunitárias, assim como moradores antigos que fizeram parte da construção da história e da memória da área, que têm conhecimento acerca da dinâmica socioespacial e realização de visita a campo, quando necessário. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliação de áreas verdes e espaços de lazer. Não foi observado sentimento de pertencimento da comunidade da Ilhinha pelo logradouro que ocupa, bem como foi observado decepção da comunidade, pelas carências apontadas neste trabalho.
Externo à Instituição - ALLISON BEZERRA OLIVEIRA - UEMASUL
Presidente - 032.772.673-34 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA