Go to accessibility

DISCENTE: PAULA ESTRELA DA SILVA NUNES
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ENSINO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação à distância da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Pessoa com deficiência; Ensino a Distância. Educação Inclusiva.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O acesso universal e integral à educação de pessoas com deficiência é algo estabelecido em lei desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A partir daí, o cenário educacional sofreu diversas alterações e evoluções pedagógicas, tecnológicas, políticas e econômicas que afetaram diretamente esses indivíduos, independentemente da faixa etária e poder aquisitivo do cidadão. Infelizmente, a garantia de acesso à educação para todos, incluindo as pessoas com deficiência, não é efetivado de acordo com o que está estabelecido legalmente fazendo com que, as referidas pessoas busquem o ensino privado para suprir uma lacuna existente no ensino público. Esse cenário não difere na Educação Superior, modalidade de ensino à distância. Nesse contexto, pretende-se desenvolver uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, visando analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação à distância das Universidades Abertas do Brasil (UAB) da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão. Foi realizado um levantamento dos polos que possuem discentes com deficiência, com matrícula ativa, para verificação do seu acesso e permanência, bem como identificação dos docentes dos cursos de graduação na qual os estudantes estão cursando, para identificação das condições que facilitam ou dificultam a permanência dos mesmos nas UABs da UFMA. Participaram da pesquisa ? alunos com deficiência ? e ? docentes dos cursos ?. Os dados coletados ocorreram por meio de aplicação de questionário, um destinado aos discentes com deficiência e outro aplicado aos docentes, com perguntas semiestruturadas enviadas por e-mail. A partir das informações preliminares obtidas foi possível verificar...
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA