Go to accessibility

DISCENTE: SANSAO HORTEGAL NETO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCOMUNICAÇÃO: pressupostos tecnológicos na relação professor-aluno em aulas de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão no período crítico da pandemia
PALAVRAS-CHAVES: Educomunicação. Educação. Filosofia. Tecnologia. Pandemia. Relação professor-aluno.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação consiste em abordar a Educomunicação com integração das tecnologias para o ensino de filosofia no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (Colun – UFMA). A tecnologia sempre esteve presente no quotidiano da sociedade, o que inclui as escolas, desde a utilização de quadro de giz, passando por quadro branco, até a utilização de retroprojetores, datashows e recursos audiovisuais. Com a pandemia no início de 2020 e o isolamento social decretado em março do mesmo ano, no qual escolas, universidades, faculdades, bares, restaurantes, lojas, e todo e qualquer local que gerasse aglomeração precisava ser fechado, a sociedade foi reinventando e buscando alternativas para continuar com suas atividades. Os mecanismos de webconferência, nesse período, foram ganhando destaque e espaço e aperfeiçoando serviços até então já existentes, timidamente, e pouco utilizadas. Aas tecnologias que foram surgindo ou se aprimorando durante a pandemia levaram-nos a analisar como a integração dessas tecnologias, em sala de aula remota têm refletido na formação crítica dos estudantes do ensino médio, especificamente na área de Filosofia, por ser uma área de concentração das humanas, que requer análise e reflexão. Para esse estudo, aplicaremos a metodologia de revisão de literatura, no qual buscaremos apresentar, conceitualmente, a existência do termo Educomunicação, mostrando seu uso no Ensino de Filosofia, que tem sido mediado pelo uso das tecnologias, além de entender como os professores do ensino médio do Colun, que lecionam a disciplina de Filosofia, tem trabalhado o conteúdo nesse formato remoto. O trabalho reforçará a ideia do professor como mediador de conhecimento e apontará uma necessidade interativa na sala de aula virtual, a partir do uso das tecnologias, para que tenham uma função de compartilhamento e facilitadores na transmissão do conteúdo.
Co-orientador - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO