Go to accessibility

DISCENTE: CELSO JOSÉ BRANDÃO SANTOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ITINERÁRIO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA CIDADE DE PINDARÉ MIRIM: aplicação do inventário de varredura e conhecimento
PALAVRAS-CHAVES: Inventário. Pindaré Mirim. Cultura. Memória. História.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação identificou, mapeou e inventariou as expressões culturais materiais e imateriais, assim como seus fazedores de cultura na cidade de Pindaré Mirim, região que constitui uma formação histórica e cultural de grande relevância para configuração territorial do estado do Maranhão. Para chegar aos objetivos propostos a presente pesquisa fez uso de um instrumento denominado de Inventário de Varredura e Conhecimento desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (LONDRES, 2000). Neste contexto foi feito uma observação participante e registro documental de suportes de histórias, memórias e identidades de um território cultural de grande relevância para o estado do Maranhão. Quanto à metodologia, a pesquisa foi estruturada em dois eixos: um bibliográfico documental, e um empírico de campo; pelos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas e documentação dos bens inventariados. Lança-se mão, também, de pesquisa iconográfica, bibliográfica e audiovisual, consultando órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições e entidades de pesquisa, universidades, em especial o Arquivo Noronha Santos do IPHAN. Ressalta-se, que as entrevistas e aplicação de questionários foram realizadas de forma presencial na cidade de Pindaré Mirim com lideranças de grupos culturais previamente selecionadas e contatadas. Ao término da pesquisa foi possível alcançar os seguintes resultados: elaboração do mapa cultural da cidade, de um portal eletrônico, e um aplicativo que dê livre acesso a essas expressões culturais de Pindaré Mirim. Diante dos resultados, a pesquisa se reverteu de social, científica e cultural.
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO