Go to accessibility

DISCENTE: ADRIANA RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 16/08/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Cantigas e brincadeiras de roda: análise do desenvolvimento musical de crianças de 4 e 5 anos.
PALAVRAS-CHAVES: Cantigas, brincadeiras de roda, desenvolvimento musical.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo buscou investigar a cultura infantil como veículo para o desenvolvimento e aprendizagem musical de crianças. Tratou-se dos conceitos e visões sobre as cantigas e brincadeiras de rodas, e de como a música está entrelaçada com a cultura infantil, ou seja, ao mundo infantil. As principais características musicais encontradas nas canções e brincadeiras tradicionais são apontadas no referêncial teórico desse texto. Nessas linhas buscou-se evidenciar a necessidade dessas manifestações estarem no espaço escolar e sua importância na educação de crianças pequenas e benefícios. Estudos acerca do desenvolvimento musical constituíram o corpo desta dissertação, em que teorias consideradas no campo da educação musical e cognição musical como válidas tiveram destaque. O problema de pesquisa é definido pela seguinte questão “Como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical na criança de 4 e 5 anos?, como hipótese temos que a vivência com as cantigas e brincadeiras promovem o desenvolvimento de habilidades musicais, a partir do momento que essas brincadeiras estimulam o surgimento de aspectos relacionados à percepção musical da criança, ou musicalidade, a partir de elementos da linguagem musical presentes nas brincadeiras. O objetivo geral traçado é “verificar como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical de crianças da Educação Infantil entre 4 e 5 anos a partir da vivência com as atividades em espaço escolar”. A justificativa para o desenvolvimento dessa pesquisa se dá por encontrar na literatura diversos benefícios relacionados às cantigas e brincadeiras de roda infantis como promotora de relações sociais e afetivas e de aprendizagens diversas. Assim, considera-se, principalmente, a importância dessas atividades para o desenvolvimento musical de crianças pequenas contribuindo para a construção de conceitos musicais.
Externo à Instituição - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR - UFOP
Interno - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA