Go to accessibility

DISCENTE: VALÉRIO AMÓS DOS SANTOS SILVA
DATA: 12/01/2023
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: DO CINEMA PARA TV: uma análise cultural do documentário de eduardo coutinho na televisão dos anos 1970
PALAVRAS-CHAVES: Cinema e televisão. Eduardo Coutinho. Hegemonia. Ditadura
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho busca fazer uma análise cultural dos documentários: Seis Dias de Ouricuri (1976) e Theodorico, o imperador do sertão (1978), de Eduardo Coutinho, exibidos pelo programa Globo Repórter da TV Globo, em sua primeira fase (1973 - 1981), quando a equipe de produção era formada por cineastas e jornalistas. Nosso objetivo é entender as contradições, dos temários em pauta que tensionavam os limites entre cinema e televisão. A pesquisa é de natureza bibliográfica e, também, documental. Desenvolveu-se um percurso teórico e metodológico interdisciplinar. A ênfase conceitual tem suporte em elaborações teóricas acerca da estética, da complexidade metodológica e da disputa por hegemonia, destacando-se nesta sequência: Walter Benjamin (1978), Edgar Morin (2003) e Antonio Gramsci (1975). Trabalha-se com a ideia de Estado ampliado gramsciana, na qual a sociedade política e a sociedade civil estabelecem as forma de hegemonia e a liderança cultural- ideológica de uma classe sobre as outras. O trabalho é dividido em três partes: primeiro, apresenta-se o conceito de hegemonia e a complexa correlação de forças que constroem a sociedade moderna. Em seguida, é feito um levantamento sobre a relação televisão e cinema, situando-a no recorte histórico dos anos 1970. Posteriormente, apresenta-se uma análise dos dois films documenários televisivos a partir de suas contradições, observando-se o lugar onde os sentidos estão sendo disputados. Revela-se, na sequência, a natureza conflituosa das relações sociais. É possível observer, a partir deles, como são estabelecidas as interações entre grupos sociais: as negociações e os conflitos em torno do poder.
Interno - 2821076 - FLAVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS
Externo à Instituição - INGRID PEREIRA DE ASSIS - UFT