Go to accessibility

DISCENTE: CARLOS GUILHERME MORAES CERQUEIRA
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma Revisão Sistemática da Literatura com vistas a concepção de um e-book didático
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Baseada em Projetos; Metodologias ativas; Revisão Sistemática; E-book.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O trabalho de pesquisa se desenvolve por meio de uma análise do tipo revisão sistemática da literatura, que consiste em fazer o levantamento de produções científicas neste caso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em língua portuguesa, no período de 2017 a 2021 sobre experiências empíricas com temática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino superior. Esta metodologia consiste em trazer para a sala de aula a proposição de projetos da vida real, situações em que o aluno irá encontrar no seu dia a dia e que desenvolva as competências e habilidades necessárias para sua resolução. Em suma trabalha com o que o aluno já sabe, o que está aprendendo e o que vai aprender por meio de um projeto idealizado, planejado e executado em sala de aula. Foram analisadas 144 produções científicas coletadas entre os meses de março e abril de 2022, nos repositórios de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RECAAP). Neste estudo de revisão sistemática tivemos como objetivo levantar os seguintes resultados: os pontos negativos e positivos na aplicação da metodologia ABP, a avaliação dos professores e as possíveis tecnologias utilizadas. O procedimento de análise fez a coleta dos seguintes dados das obras: autor, ano, instituição, título, palavras-chave, natureza do trabalho, tipo de pesquisa, descrição, participantes, resultados obtidos, dificuldades, metodologia, avaliação, tipo de projeto adotado. Em seguida esses dados foram analisados seguindo as questões orientadoras: Quais os resultados obtidos? Qual a avaliação empregada pelo professor? Quais os pontos positivos e negativos? Qual a tecnologia adotada? Após reunir os dados utilizou-se o aplicativo Voyant Tools para a realização da metanálise do corpus da pesquisa a fim de identificar padrões estatísticos relevantes. Ao final da pesquisa realizou-se uma compilação dos principais recursos e boas práticas na implantação da metodologia materializados num e-book entregue como produto da pesquisa.
Externo à Instituição - ELISABETE CERUTTI - PUCRS
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR