Go to accessibility

DISCENTE: KATIA DO PERPETUO SOCORRO VIANA SANTOS DE ALENCAR
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM ALCÂNTARA - MARANHÃO: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântara
PALAVRAS-CHAVES: Educação Quilombola. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro. Alcântara – Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho pretende analisar como se dá o acesso ao patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas na cidade de Alcântara que atendem alunos de origem quilombola, na perspectiva de gestores, professores e coordenadores que atuam nessas escolas, posto que tal acesso é uma obrigação, como determina a lei 10.639/2003, bem como o Conselho Nacional de Educação por meio do parecer CNE/CP 3/2004 (que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas). A metodologia da pesquisa eleita foi a de cunho qualitativo de natureza descritiva. Aplicados questionários com o público alvo, por meio de visitas sistemáticas, e posteriormente, por meio da análise dos dados coletados que diziam respeito ao tempo de vivência na sala de aula, domicílio, conhecimento/desconhecimento da legislação correlata à Educação Escolar Quilombola, as atividades desempenhadas no corpo escolar, as disciplinas ministradas (no caso de professores), as formas pelas quais o patrimônio é disponibilizado e ainda espaço para o compartilhamento de sugestões para o incremento dessa importante temática na sala de aula, sistematiza-se um compilado muito interessante para uma melhor compreensão dessa junção da teoria e prática que permitem um manejo adequado de valorização e preservação do patrimônio. A linha condutora deste estudo é a Resolução número 8, de 20 de novembro de 2012, levando em consideração a retratação das expressões da Cultura Afro-Brasileira no material escolar, especialmente dada a riqueza dos modos de fazer, as celebrações, as festividades e outros saberes tradicionais e práticas culturais estruturantes para a identidade, história e memória dos negros na comunidade escolar. Procede-se a um significativo resgate da evolução legislativa voltada para educação de pessoas negras como uma necessária e justa reparação após séculos de massacre e desprezo até culminar nas disposições já mencionadas, tomando por amparo a Constituição Federal brasileira de 1988, por meio da indicação e referenciação de teorias correlatas à educação bem como métodos eleitos para alcançar a finalidade de empoderamento e afirmação da identidade negra dentro do contexto de quilombos.
Co-orientador - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR