Go to accessibility

DISCENTE: SIMONE FRANCA PINHEIRO
DATA: 02/03/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DA LINGUA INGLESA: narrativas implicadas de uma professora pesquisadora no Ensino Remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa; Multiletramentos; Ensino Médio; Ensino Remoto; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Relato de Experiência.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: É inevitável compreender que o mundo contemporâneo mudou e a forma de se comunicar também foi alterada. Com isso, a sociedade passou a exigir cada vez mais alunos críticos e protagonistas do seu aprendizado. Outra exigência foi a de tornar a língua inglesa essencial e obrigatória no Ensino Médio para que os alunos se tornem cidadãos do mundo. Diante do desafio da língua inglesa em exercer essa cidadania e ampliar suas possibilidades de interação social nos mais diversos contextos a partir de uma aprendizagem multiletrada, como frisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossa problemática foi estruturada. Parte-se então da seguinte questão. De que maneira o Ensino Remoto contribuiu com a aprendizagem da língua inglesa a partir dos multiletramentos? O Ensino Remoto emergencial veio como uma necessidade imposta pelo isolamento social devido à pandemia do coronavírus e muitos foram os desafios. Seja no ensino presencial ou remoto, existe a necessidade de aulas interativas e significativas partindo da proposta dos multiletramentos e não mais aulas tradicionais que visam apenas à tradução ou ao ensino gramatical descontextualizado. Sob uma abordagem qualitativa o cenário dessa pesquisa foi desenvolvido durante o Ensino Remoto emergencial e envolveu um árduo processo de reflexão sobre práticas pedagógicas realizadas na língua inglesa. Assim sendo, nosso objetivo geral é demonstrar práticas multiletradas na língua inglesa realizadas pela docente sob a lente de um memorial como instrumento de reflexão. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados é uma pesquisa bibliográfica e de história de vida que nos remete a uma pesquisa formação com os docentes da língua. Os resultados apontam que a efetivação dos multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa foram essenciais para uma aprendizagem significativa no Ensino Remoto Emergencial, e a prática de textos multimodais deve permanecer no ensino presencial, bem como pesquisas com essa temática.
Externo à Instituição - ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR