Go to accessibility

DISCENTE: PAULA ESTRELA DA SILVA NUNES
DATA: 19/05/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação especial; educação superior a distância; pessoa com deficiência; inclusão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente estudo teve por objetivo geral analisar o processo de inclusão e permanência do aluno com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), levando-se em consideração a concepção dos coordenadores de polo, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de identificação dos limites e possibilidades para pensar na criação de ações e serviços que possam ampliar o acesso desse alunado na universidade. Assim, foram feitos, no percurso metodológico da pesquisa, uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com realização de um levantamento dos polos existentes na UFMA, para identificação dos coordenadores dos cursos de graduação a distância, e posterior verificação das condições que facilitam ou dificultam a permanência de alunos com deficiência nos cursos de graduação da UFMA. Participaram do estudo seis coordenadores de polo dos municípios de Açailândia, Codó, Coelho Neto, Fortaleza dos Nogueiras, Nina Rodrigues e São Luís (Bacanga). Nesse sentido, o estudo ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no início do ano de 2022, a qual procedeu com a fase exploratória para levantamento da quantidade de polos UAB/UFMA, cursos de graduação oferecidos em cada município, número de coordenadores de polo e número de cursos de graduação a distância. A segunda etapa ocorreu no segundo semestre de 2022 e início do ano de 2023, na qual ocorreu o envio dos questionários para os 35 coordenadores de polos existentes, com o objetivo de identificar a inclusão dos discentes com deficiência, com matrícula ativa e intuito de analisar fatores que favorecem ou não essa inclusão. Os dados coletados ocorreram por meio da aplicação de um questionário com perguntas semiestruturadas enviadas por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp. A partir das informações obtidas foi possível verificar, através da concepção dos participantes da pesquisa, que o aluno com deficiência possui direito de acesso à universidade garantido. Em relação à sua permanência observa-se a necessidade de ampliação da estrutura física dos polos, recursos humanos e tecnológicos para melhor desenvolver as habilidades e autonomia desses discentes, visando contemplar de forma mais abrangente a acessibilidade e garantias por meio dos serviços oferecidos pela UFMA.
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UEMASUL
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR