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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELE FERREIRA DA SILVA

2023-06-14 10:27:30.376

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELE FERREIRA DA SILVA
DATA: 19/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Pensando a (de)colonialidade na Educação Musical Especial e Inclusiva na formação de docentes em Música no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Decoloniais; Projeto Político Pedagógico; Ensino de Música; Deficiência Visual.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A pesquisa em questão compreende o estudo crítico/analítico do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Música (2021), oferecido pelo Departamento de Música, do Centro de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Maranhão (São Luís); do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos/ Música (2018) também da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Bernardo); e do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Música (2018), oferecido pelo Departamento de Artes e Educação Física, da Universidade Estadual do Maranhão (São Luís), observando como esses documentos podem, de um lado, favorecer a homogeneização das identidades; e, por outro lado, romper com o universalismo, apresentando um processo de inclusão das diferenças por meio da elaboração de novos saberes e aprendizagens. A metodologia empregada, quanto à sua abordagem, é pesquisa qualitativa; referente à sua natureza, é uma pesquisa aplicada, já que visa construir conhecimentos para aplicação prática; quanto ao seu objetivo, enquadra-se na pesquisa exploratória, visto que tem como foco promover uma maior relação com o problema a fim de torná-lo mais visível; e quanto ao seu procedimento, esta pesquisa refere-se à bibliográfica alinhada com a pesquisa documental. A fundamentação teórica está substanciada nos autores Aníbal Quijano (2005, 2007), Walter Mignolo (2005, 2011, 2017), Maldonado-Torres (2007, 2016), Ramon Grosfoguel (2008, 2016), Enrique Dussel (2005), Catherine Walsh (2008), entre outros, com o intuito de apontar as implicações da lógica da colonialidade (monológica e universalista) na construção sócio-histórica das práticas classificatórias e excludentes, do conhecimento científico moderno e de seus efeitos sobre os currículos e projetos educacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2243382 - CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI
Externo à Instituição - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR - UFOP
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

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