Go to accessibility

DISCENTE: PRISCILA MILENA COSTA CHAHINI
DATA: 07/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: pessoas com deficiência; educação superior; mercado de trabalho formal; inclusão educacional e laboral.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A pesquisa trata sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro (CFO-BM) e da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM), da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Para a discussão do tema, partiu-se da pesquisa bibliográfica sobre o contexto dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em específico o direito à educação e ao trabalho e o processo de inclusão dessas pessoas na educação superior e no mercado de trabalho formal, bem como, analisa a relação entre os dois. Nesse contexto, o problema de pesquisa indaga quais são os principais desafios a serem superados por pessoas com deficiência nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Visando responder ao referido problema, o objetivo principal deste estudo corresponde a analisar os principais desafios a serem superados para que pessoas com deficiência tenham os direitos de acesso, permanência e conclusão nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados compreenderam aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram 40 pessoas, sendo 16 alunos com deficiência, 8 do CFO-BM e 8 do CFO-PM e 24 profissionais da área de ensino e saúde do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão, que participaram dos processos seletivos dos candidatos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa em fase de desenvolvimento, logo, ainda não apresenta resultados e considerações finais.
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE