Go to accessibility

DISCENTE: WLISSES FIGUEIREDO MATOS
DATA: 07/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TÍPICOS DIVERGENTES: entre a sala de aula, a sala de recursos multifuncional e o Movimento da Neurodiversidade
PALAVRAS-CHAVES: neurodiversidade; instituição de ensino; capacitismo; transtorno do espectro autista; atendimento educacional especializado.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo corresponde a uma pesquisa exploratória, descritiva com uma abordagem qualitativa, sendo elaborado com intuito de analisar os discursos do movimento social da neurodiversidade, que é um movimento protagonizado por pessoas neurodivergentes ou neurodiversas, que se autodenominam com conexões neurológicas atípicas e não uma doença, tratando-se pois de uma questão de diferença humana, desta forma, dentro da multiplicidade das distinções que caracterizam os humanos (sexuais, gênero, étnicas, raciais, entre outros). Considerando que as práticas educacionais inclusivas são norteadas somente por um diagnóstico clínico, por vezes capacitista, o Problema de Pesquisa, indaga: É viável a aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas experiências de escolarização de crianças neuroatípicas/ com Transtorno do Espectro Autista (TEA)/ autistas? Diante dessa questão, o objetivo primário deste estudo visa analisar a viabilidade de aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas experiências de escolarização de crianças neuroatípicas/ com TEA/ autistas em Unidades Básicas de Ensino (UEBs) localizadas área Itaqui Bacanga, na periferia de São Luís. Os objetivos secundários correspondem a: Investigar o padrão de discurso do clínico e sua interferência na produção das metodologias de ensino utilizadas nas salas regulares e nas Sala de Recurso Multifuncional (SRM); Identificar os princípios que norteiam as formulações teóricas do Movimento da Neurodiversidade e existência/não de influências nos processos elaborados e/ou praticados pelo Atendimento Educacional Especializado na atualidade; Prototipar estratégias de construção e implementação de metodologias inclusivas para educação de crianças neuroatípicas no ensino público, pautadas na Neurodiversidade. A referida pesquisa será desenvolvida em 4 ou mais Unidades Básicas de Ensino da área Itaqui Bacanga que tenham salas de recurso multifuncional, ou seja, Atendimento Educacional Especializado (AEE) em atividade. Os participantes da pesquisa serão docentes da rede municipal de São Luís, atuantes no AEE/ Sala de Recurso Multifuncional. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Após a análise destes discursos, pretende-se comparar com as práticas inclusivas adotadas nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no que tange à Educação Especial/Inclusiva, e as práticas adotadas pelos professores da sala de AEE/ salas de recurso de algumas UEBs pesquisadas na área Itaqui Bacanga do município de São Luís - MA, tendo como objetivo verificar a viabilidade da ocorrência deste protagonismo dos alunos neurodivergentes (com TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia e outros) na execução das metodologias de ensino voltadas para eles. A primazia desta pesquisa se dá tendo como ponto de observação a relação desta análise com a redução da percepção capacitista no ambiente escolar.
Externo à Instituição - FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR