Go to accessibility

DISCENTE: JOSIANE COELHO DA COSTA
DATA: 07/07/2023
TÍTULO: INCLUSÃO LABORAL DA PESSOA SURDA: a relação educação/trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Inclusão Laboral. Surdos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Muitas discussões têm trazido à baila a questão da Educação Especial como um fator essencial às pessoas com deficiência. Todavia, após esse período de suas vidas o que estes atores sociais farão? Viverão da caridade alheia ou Estatal? Pensa-se que a inserção no mercado de trabalho é também determinante para que possam ter autonomia e mais independência. Sendo assim, a educação e o mercado de trabalho se entrelaçam e podem ser influenciadores na capacitação e desempenho da pessoa com deficiência no exercício de suas funções sociais. Nesse sentido, apresenta-se como proposta de pesquisa o cenário da inclusão laboral de pessoas surdas, buscando compreender a relação educação/trabalho. Como pergunta norteadora desta pesquisa busca-se compreender: em que medida o processo de educação é um aspecto influenciador na inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal em São Luís do Maranhão? A fim de responder tal questionamento delineou-se como objetivo principal analisar a proporção de influência do processo educacional sobre a inclusão do surdo no mercado de trabalho formal em São Luís/MA. Como objetivos específicos buscar-se-á conhecer os diversos campos de atuação profissional dos surdos e os seus níveis de escolaridade em São Luís, MA; enumerar os requisitos exigidos pela empresas durante o processo de admissão de surdos no mercadode trabalho formal em São Luís/MA; relacionar o nível de escolarida/formação profisisonal destes atores sociais ao fator inserção no mercado de trabalho; e, por fim, descrever as percepções dos participantes da pesquisa no tocante à relevância do nível de escolaridade e a inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal.A metodologia que se pretende utilizar é, numa primeira etapa a bibliográfica, elecando os principais teóricos que versam sobre inclusão educacional, a saber: Chahini (2005, 2016), Mantoan (2013), Mazzotta (2001), Omoti (2014), Sassaki (2010), entre outros; e no tocante à inclusão laboral desses atores será utilizado os pressupostos teóricos de Aroucha (2012), Falcão (2015), Chahini e Resende (2019), Lancillotti (2003), entre outros. Na segunda etapa da pesquisa será realizado um procedimento de campo com estrevistas semiestruturadas na cidade de São Luís-MA, com participantes surdos, vinculados formalmente em esferas federais e empresas privadas, sendo duas Instituições Públicas Federais (Universidade Federal do Maranhão –UFMA e Caixa Econômica Federal) e duas empresas privadas do ramo de comércio varejista (Mateus Supermercados e Lojas C&A); e os respectivos gestores e chefias que atuam diretamente com os funcionários surdos. Observa-se por fim, que a discussão proposta se faz necessária pela relevância em debater a temática, perspectivando o coletivo, ou seja, autonomia às pessoas surdas que reverbera no progresso social.
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UEMASUL
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR