Go to accessibility

DISCENTE: FERNANDA LOPES VIANA
DATA: 10/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DESLOCAMENTOS, NOVAS CONFIGURAÇÕES TERRITORIAIS E RELAÇÕES INTERÉTNICAS NA AMAZÔNIA MARANHENSE: perspectivas etnohistóricas acerca dos contatos entre os Ka’apor e as comunidades quilombolas
PALAVRAS-CHAVES: Ka’apor. Quilombolas. Amazônia maranhese. Afroindígena. Etno- história. rio Gurupi.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta qualificação de mestrado apresenta um panorama da pesquisa intitulada “Deslocamentos, novas configurações territoriais e relações interétnicas na Amazônia Maranhense: perspectivas etno-históricas acerca dos contatos entre os Ka’apor e as comunidades quilombolas”, que tem como objetivo analisar as relações entre a população indígena Ka'apor e as comunidades quilombolas localizadas na microrregião do Gurupi, na Amazônia Maranhense, no período entre os séculos XIX e XX. A pesquisa busca entender como os contatos interculturais afetaram a vida e a cultura desses grupos, considerando as mudanças culturais resultantes dessas relações. Ao valer-se da abordagem interdisciplinar, objetiva-se problematizar questões relacionadas aos deslocamentos, novas configurações territoriais e relações interétnicas ocorridas nessa região, ao sustentar a perspectiva etno-histórica com inserções da história, antropologia e arqueologia, na tentativa de construir um diálogo entre elas, uma vez que, sem esse enfoque, essa pesquisa não poderia avançar, para assim, buscar entender as possíveis relações afro-indígenas na região do rio Gurupi e as vias de contato entre os grupos. A pesquisa se justifica pela importância em se compreender as relações interétnicas na Amazônia maranhense e os momentos mais críticos de luta pelo território, em situações de migrações forçadas e deslocamentos, abordando uma das regiões que mais sofrem pressões territoriais no bioma Amazônico do Brasil. O arcabouço teórico desse estudo se baseou nos estudos de Agenor Pacheco (2009), que impulsiona o conceito afro-indígena estabelecido na Amazônia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica, pautada em levantamento documental, com análise de diversas fontes, incluindo documentos, diários de campos, teses, artigos, acervos imagéticos e bibliográficos em centros de pesquisa, instituições de salvaguarda, arquivos públicos e bibliotecas. Importante ressaltar que a pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento, portanto, não apresenta resultados, discussões amplas ou considerações finais completas, entretanto, a argumentação fundamental da temática foi apresentada.
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA