Go to accessibility

DISCENTE: VIVIANE LIMA COIMBRA
DATA: 18/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UMA VIAGEM PELO PRESENTE, PASSADO E FUTURO: o estudo de literatura em língua inglesa por meio de ferramentas digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: literatura em língua inglesa; ensino; tecnologia; ferramentas digitais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de ferramentas digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís – MA, e o faz por meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante pesquisa surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no texto da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos de língua inglesa, em virtude do pouco tempo disponibilizado a esse componente curricular, estavam tendo esse conteúdo suprimido ou diminuído da ementa da disciplina. Além disso, verificou-se que os conteúdos trabalhados desconsideravam o conteúdo prévio dos alunos e sua afinidade com as ferramentas digitais de ensino. Objetiva-se investigar a utilização de ferramentas digitais como instrumentos de auxílio para o estudo de obras de literatura em língua inglesa no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís-MA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, no que tange à natureza; qualitativa, em relação à abordagem; exploratória no que se refere aos objetivos; e, no que concerne aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental. O estudo se inicia com os conceitos de viagem e literatura, além de discorrer sobre as características do texto literário. Apresenta-se, em seguida, as funções do texto literário, ao mesmo tempo em que se diferencia os termos “verdade” e “verossimilhança”. Depois, traça-se um histórico da literatura em língua inglesa, utilizando fatos, autores e obras que marcaram cada época. Posteriormente, explicam-se os conceitos e as utilidades das principais ferramentas digitais na educação. Por conseguinte, aplica-se e demonstra-se os resultados da pesquisa. Por fim, conclui-se que os alunos se sentem mais motivados a estudar literatura em língua inglesa com o uso de ferramentas digitais; que há um ganho de tempo extra, para os professores, ao se utilizar tecnologia neste processo; que os alunos se sentem mais protagonistas de seus próprios aprendizados; que, apesar de amarem inovações, os discentes ainda preferem ler os livros na modalidade impressa.
Externo ao Programa - 2350225 - KATIA CILENE FERREIRA FRANCA
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA