Go to accessibility

DISCENTE: VERISSIMO BARROS DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 17/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: PLATAFORMA GAMIFICADA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: proposta metodológica prática para potencializar a pedagogia empreendedora no ensino superior em São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: administração; educação empreendedora; gamificação; tecnologias da informação; e comunicação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O empreendedorismo pode ser compreendido como criar algo novo ou inovar em um processo já existe. Várias são as definições do termo. Diante de tantos conceitos do empreendedorismo, destaca-se a importância dele na sociedade, seja em relações economias do pais e do mundo ou até mesmo o suprimento de necessidades básicas, como a saúde e educação, ambas são proporcionadas por empresas. O termo empreendedorismo vai além da abertura de um negócio, as caracterizas podem ser encontradas em profissionais que buscam solucionar problemas de forma criativa, e relaciona-se com características, que podem ser desenvolvidas em pessoas, que abrem negócios ou não. Para isso, é indispensável inserir a educação empreendedora no processo formativo dos alunos, sobretudo no ensino superior. Nesse sentido, busca-se conceder o ensino de empreendedorismo com o uso de uma plataforma gamificada. A dissertação realiza uma análise em torno da experiência dos usuários da plataforma com foco na utilização de tecnologias digitais no ensino, disseminação e incentivo ao empreendedorismo. O estudo tem como objetivo geral, conceber uma plataforma gamificada para potencializar o ensino de empreendedorismo por meio de desafios que visam a criação de novos negócios. Além de levantar as características da educação empreendedora e seus impactos na criação de novos negócios e verificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino e formação de novos empreendedores. Na presente investigação, se define como população os alunos do Curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Por meio de um estudo bibliográfico e exploratório, aponta-se inicialmente os conceitos acerca do ensino de empreendedorismo e apresenta as potencialidades da plataforma gamificada. Busca consolidar a cultura empreendedora em um processo formativo que requer o uso de recursos digitais para estimular a capacidade dos alunos de pensar, analisar cenários e prospectar tendências antes de tomar qualquer decisão na criação de novos modelos de negócios.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA BISPO - UFPB