Go to accessibility
Beginning of content

Egresso do PGCULT irá apresentar trabalho em Conferência Internacional

2023-11-13 19:57:19.678

De 15 a 18 de junho de 2024 acontecerá a maior conferência de transporte e desenvolvimento global na cidade de Atlanta, Gerorgia - EUA.

O International Conference on Transportation and Development, reunirá profissionais e pesquisadores de sistemas de transporte e infraestrutura, gerentes de operação, gerentes de projeto/construção, acadêmicos e profissionais de transporte e desenvolvimento, consultores e empreiteiros de todo o mundo.
Esta colaboração única em conferência internacional proporcionará uma oportunidade exclusiva de networking, interação e troca de informações com líderes mundiais na área. 
Na oportunidade, o egresso do PGCULT (que foi orientando da professora Doutora Mônica Teresa Costa Sousa) e doutorando em Relações Internacionais, na linha de pesquisa em Economia Política Internacional, Plácido Freire, teve o seu artigo aceito pelo comitê diretor da conferência aceito antes mesmo do resultado oficial. 
O doutorando está desenvolvendo a pesquisa aceita, que se intitula: THE NEW SILK ROAD: MARANHÃO, A GATEWAY TO REGIONAL DEVELOPMENT, onde o mesmo discorre sobre o lançamento da Iniciativa Cinturão e Rota, que consiste nos projetos do Cinturão Econômico da Rota da Seda e da Rota da Seda Marítima do Século XXI. 
Nesse contexto, o estado do Maranhão no Brasil tornou-se um dos principais conectores da cadeia logística do projeto, beneficiando-se de sua localização estratégica e de um porto de alto potencial. 
Plácido Freire, que é o primeiro doutorando maranhense em relações internacionais e egresso do Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA), afirma que a pesquisa é inovadora no âmbito acadêmico e profissional, além de ser de suma importância para o Maranhão, e também discorre que vale a pena notar que a Iniciativa Cinturão e Rota exacerbaria a assimetria comercial entre o Brasil e a China, ao facilitar os fluxos comerciais através de investimentos em infraestruturas e ao aumentar a dependência da China, o país se tornaria mais vulnerável às flutuações nos preços das commodities.
A pesquisa está sendo orientada pelo seu orientador Prof. Dr. Fernando Seabra (PPGRI) e auxiliada pela Profa. Dra. Lia Valls (FGV). 
O pesquisador irá a Atlanta apresentar o trabalho de forma presencial.

End of content