Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: PRISCILA MILENA COSTA CHAHINI

2024-01-10 16:40:56.661

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA MILENA COSTA CHAHINI
DATA: 11/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência; educação superior; mercado de trabalho formal; inclusão educacional e laboral.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo aborda a temática da inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro (CFO-BM) e da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para a discussão do tema, partiu-se da pesquisa bibliográfica sobre o contexto dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em específico, o processo de inclusão das referidas pessoas na Educação Superior e no mercado de trabalho formal, bem como, a relação entre os dois, tendo como ponto de partida autores como Goldfarb (2009), Sassaki (2019), Rebelo (2008), Ribas (2011), dentre outros. Nesse contexto, o problema de pesquisa indaga quais são os principais desafios a serem superados por pessoas com deficiência nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Visando responder ao referido problema, o objetivo principal deste estudo corresponde a analisar os principais desafios a serem superados para que pessoas com deficiência tenham os direitos de acesso, permanência e conclusão nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados compreenderam aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram 04 cadetes com deficiência do CFO- BM; 02 aspirantes-a-oficial do Corpo de Bombeiros, 10 cadetes com deficiência do CFO-PM e 08 profissionais da área de ensino e saúde do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão. Os achados da pesquisa revelam que os cursos de formação de oficiais BM e PM estão se ajustando às questões que envolvem as aptidões físicas das pessoas com deficiência, suas necessidades de atendimento educacional especializado e/ou de adequações, seus potenciais e vulnerabilidades. Os cadetes com deficiência estão trazendo visibilidade ao potencial humano das pessoas com deficiência. Os principais desafios a serem suplantados correspondem à eliminação do preconceito e do capacitismo, assim como a falta e/ou carência de acessibilidade e as barreiras atitudinais. A inclusão de pessoas com deficiência no contexto militar vem contribuir com a desconstrução de paradigmas excludentes em relação à deficiência. Ainda há muito a caminhar, mas já foi dado o primeiro passo, vamos aguardar melhores desfechos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR

End of content