Go to accessibility

DISCENTE: VIVIANE LIMA COIMBRA
DATA: 23/01/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UMA VIAGEM PELO PRESENTE, PASSADO E FUTURO: o estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura em língua inglesa; ensino; tecnologia; recursos digitais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís – MA, e o faz por meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante pesquisa surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no texto da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos de língua inglesa, em virtude do pouco tempo disponibilizado a esse componente curricular, estavam tendo esse conteúdo suprimido ou diminuído da ementa da disciplina. Além disso, verificou-se que os conteúdos trabalhados desconsideravam o conteúdo prévio dos alunos e sua afinidade com os recursos digitais de ensino. Objetiva-se investigar a utilização de recursos digitais como instrumentos de auxílio para o estudo de obras de literatura em língua inglesa no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís- MA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, no que tange à natureza; qualitativa, em relação à abordagem; exploratória no que se refere aos objetivos; e, no que concerne aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental. O estudo se inicia com uma visão geral sobre literatura, trazendo importantes teóricos, como Salvatore D’Onofrio (1995), Mikhail Bakhtin (2006) e Ítalo Calvino (2007), e apresenta, em seguida, um panorama histórico da literatura em língua inglesa, segundo autores conceituados, como Jorge Luís Borges (2016), e outros mais contemporâneos como Alexander Meireles da Silva (2006). Posteriormente, trata de tecnologia à luz do Manifesto Ciborgue de Donna Haraway (Tadeu, 2009). Por conseguinte, aplicam-se e demonstram-se os resultados da pesquisa. Por fim, conclui-se que os alunos se sentem mais motivados a estudar literatura em língua inglesa com o uso de recursos digitais; que há um ganho de tempo extra, para os professores, ao utilizarem tecnologia nesse processo; que os alunos se sentem mais protagonistas de seus próprios aprendizados; que, apesar de amarem inovações, os discentes ainda preferem ler os livros na modalidade impressa.
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Externo à Instituição - NATANIEL MENDES DA SILVA - IFMA