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Banca de DEFESA: JACENILDE SOUSA DINIZ

2024-01-29 00:59:32.186

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACENILDE SOUSA DINIZ
DATA: 30/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Sob a ótica da máscara: a introdução do luxo nos espetáculos e sua configuração na festa do bumba-meu-boi do Maranhão, a partir do pensamento de Jean-Jacques Rousseau.
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Máscara. Espetáculos. República de Genebra. Bumba-meu-boi do Maranhão.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente texto dissertativo, pretende analisar, a crítica realizada pelo filósofo Jean- Jacques Rousseau no século XVIII, no que concerne a introdução do luxo nos espetáculos, questão evidenciada pelo autor desde sua primeira obra, Discurso sobre as ciências e as artes. Um dos aspectos que possibilitam o entendimento da ideia de luxo, no pensamento do genebrino, refere-se a máscara da aparência, categoria fundamental, para recusa da inserção do espetáculo parisiense, em sua República, Genebra, por isso faz-se indispensável a abordagem da temática. A respeito dos espetáculos, o filósofo desenvolve sua teoria na Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, obra principal na elaboração desta investigação. A análise da recusa de Rousseau, a respeito dos espetáculos a moda de Paris, devido ao problema do luxo, nos insere, simultaneamente, na adesão do genebrino a um modelo de espetáculo, a festa, especificamente, a festa cívica. Portanto, diante dos elementos que potencializam a resistência de Jean-Jacques aos espetáculos franceses, e dos elementos que estabelecem um consentimento a festa cívica, abre- se o espaço, para análise, das possíveis configurações na festa do bumba-meu-boi do Maranhão. Quanto ao aporte teórico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, tendo em vista, a necessidade de compreender a cultura do povo genebrino, e a cultura do povo maranhense, especificamente na categoria festa, tendo por base a produção científica. Inicialmente, aborda-se a função social da máscara na Grécia antiga, apoiada em eixos históricos e epistemológicos, no intuito de problematizar a respectiva função, com o papel da máscara na modernidade, assentada nas concepções teóricas de Rousseau, acerca da máscara da aparência. Além disso, apresenta-se a República de Genebra no aspecto histórico, detidamente no século XVIII, de forma que, possa-se compreender, pelo viés do luxo, a recusa do filósofo genebrino, contra a implantação dos espetáculos parisienses nos divertimentos de sua cidade. Ademais, verifica-se os possíveis desdobramentos da referida intenção, mediante a hipótese de admissão do requinte e da pompa, para festa do bumba- meu-boi, considerando a discussão levantada por Rousseau no século das luzes. Busca- se refletir a ideia de festa cívica, em Jean-Jacques, conjuntamente a história e narrativas do bumba-meu-boi. Nesse sentido, fez-se necessário, apontar alguns traços da história do bumba-meu-boi, tendo em vista que, no paralelo entre passado e presente, pretende-se identificar a inclusão de artifícios no bumba-meu-boi, que fogem a sua proposta tradicional. Constata-se a presença ou ausência, de tais artifícios. E, analisa-se as prováveis resultantes do pensamento do filósofo genebrino, para a festa do bumba-meu-boi do Maranhão, com a identificação da introdução do luxo. Cabe dizer, que as categorias desenvolvidas, fazem parte de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), já que, em relação aos objetivos, refere-se a pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental. Nas considerações finais, elencamos alguns resultados, pertinentes as categorias desenvolvidas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Externo à Instituição - HELDERSON MARIANI PIRES - USP
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA

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