Go to accessibility

DATA: 31/01/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO LABORAL DA PESSOA SURDA: a relação educação/trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Inclusão Laboral. Surdos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Muitas discussões têm trazido à baila a questão da Educação Especial como um fator essencial às pessoas com deficiência. Todavia, após esse período de suas vidas o que estes atores sociais farão? Viverão da caridade alheia ou Estatal? Pensa-se que a inserção no mercado de trabalho é também determinante para que possam ter autonomia e mais independência. Sendo assim, a educação e o mercado de trabalho se entrelaçam e podem ser influenciadores na capacitação e desempenho da pessoa com deficiência no exercício de suas funções sociais. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta o cenário da inclusão laboral de pessoas surdas, buscando entender a relação educação/trabalho. Como pergunta norteadora desta pesquisa buscou-se responder: em que medida o processo de educação é um aspecto influenciador na inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal em São Luís do Maranhão? A fim de responder tal questionamento delineou-se como objetivo principal neste trabalho analisar a proporção de influência do processo educacional sobre a inclusão do surdo no mercado de trabalho formal em São Luís/MA. Como objetivos específicos buscou-se conhecer os diversos campos de atuação profissional dos surdos e os seus níveis de escolaridade em São Luís/MA; enumerar os requisitos exigidos pela empresas durante o processo de admissão de surdos no mercado de trabalho formal em São Luís/MA; relacionar o nível de escolarida/formação profissional destes atores sociais ao fator inserção no mercado de trabalho; e, por fim, descrever as percepções dos participantes da pesquisa no tocante à relevância do nível de escolaridade e a inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal. A metodologia utilizada foi, numa primeira etapa a bibliográfica, elecando os principais teóricos que versam sobre inclusão educacional, a saber: Chahini (2005, 2016, 2023), Mantoan (2013), Mazzotta (2017), Sassaki (2009), entre outros; e no tocante à inclusão laboral desses atores usou-se os pressupostos teóricos de Aroucha (2012), Falcão (2015), Chahini e Resende (2019), Lancillotti (2003), entre outros. Na segunda etapa da pesquisa foi realizado um procedimento de campo com estrevistas semiestruturadas na cidade de São Luís/MA, com participantes surdos, vinculados formalmente em esferas federais e empresas privadas, sendo a Instituição Pública Federal a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e duas empresas privadas do ramo de comércio varejista; e os respectivos gestores e chefias que atuam diretamente com os funcionários surdos. Os resultados mostraram que a educação influencia fortemente na inclusão do surdo no mercado de trabalho. Logo, o acesso ao ensino superior é um grande passo para pleitear vagas em cargos públicos, com melhores salários, enquanto um processo interrompido no ensino médio poderá permitir empregos mais exaustivos em empresas privadas que contratam as pessoas surdas apenas para cumprir o que preconiza a lei de cotas.
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UEMASUL
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR