Go to accessibility

DISCENTE: CLAUDIANE DINIZ DA SILVA
DATA: 18/03/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: MUSEU, GESTÃO E TECNOLOGIA: um olhar sobre as práticas museais contemporâneas
PALAVRAS-CHAVES: Museu; Memória, Identidade, Tecnologia; Cultura; Gestão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Museus, enquanto refúgios culturais, se apresentam como espaços importantes que vão desde as práticas educativas até o entretenimento. Este trabalho teve como objetivo analisar os museus enquanto espaço de diálogo entre cultura, gestão e tecnologias de modo a diagnosticar elementos essenciais para seu funcionamento. Tem por metodologia pesquisa bibliográfica e exploratória e apresenta reflexões relevantes sobre a modernização, interatividade e atratividade da experiência museológica assim como a dificuldade encontrada por museus públicos quanto a sazonalidade do orçamento e a necessidade dos museus privados em abordar e implementar o conceito de uma nova museologia. Percebeu-se a partir do desenvolvimento do mesmo que as s tecnologias são essenciais nos museus, permitindo ampliar o alcance e interação com o público. Elas enriquecem exposições, criam experiências imersivas e promovem acessibilidade. No entanto, é crucial integrá-las à proposta curatorial. Além disso, uma gestão eficiente, abrangendo planejamento estratégico e administração de recursos, é fundamental para garantir o bom funcionamento dos museus, tornando-os espaços abertos, participativos e acessíveis à sociedade. O material foi construído à luz de Poulot (1970) que aborda questões como a ampliação de público, a ressignificação dos museus como locais de instrução e diversão, e as práticas de colecionamento e conservação em diferentes contextos culturais; (Desvallés; Mairesse (2013) quando cita museu como patrimônio tangível e intangível da humanidade; Dutra e Faria (2017), atualizando o contexto da obra de Roger Chartier (1999), declaram que se pode reconhecer a virtualização dos processos no cotidiano humano e o Instituto Brasileiro de Museus (2016) em subsídios para elaboração de planos museológicos. Cita Milton Santos (1997) para abordar o contexto de espaço e memória e Yamaoka (2006) para enfatizar a disseminação da informação através das tecnologias de informação e comunicação. Tendo em vista o problema de pesquisa e os objetivos propostos foram escolhidos dois museus de São Luís do Maranhão como objetos de análise. O primeiro trata-se do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), público; e o no Centro Cultural da Vale (CCV MA), privado. O mundo digital tem proporcionado um novo modelo de utilização para museus, conectando pessoas globalmente por meio da internet, vídeos, fotos e visitas virtuais. Isso inspirou a pesquisa sobre os desafios trazidos pela cultura digital, considerando a organização dos museus, modelos de gestão e tecnologias utilizadas em diferentes tipos de museus.
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - HERMENEILCE WASTI AIRES PEREIRA - UEMA