Go to accessibility

DISCENTE: ISAAC RANNYER SOUSA DE OLIVEIRA
DATA: 28/11/2018
LOCAL: Auditório do prédio de pós-graduação I do CCET
TÍTULO: POTENCIAL ENERGÉTICO DO COCO ARIRI (Syagrus cocoides) PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Arecáceas. Ariri. Syagrus cocoides. Oleaginosas. Potencial energético.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A avaliacão do potencial da palmeira ariri para a geracão de energia, com vistas à utilizacão do óleo para a producão de biodiesel e a casca (epicarpo e endocarpo) como combustível sólido foi o objetivo deste trabalho. Para isso, foram coletados, de plantas nativas, frutos e dados biométricos em duas regiões distintas do estado do Maranhão, nas cidades de São Luís (Norte Maranhense) e Itaipava do Grajaú (Centro Maranhense). Foram colhidas amostras de solo nos dois locais, para obtencão dos resultados analíticos físicos e químicos. Condicões climáticas de ambas as regiões também foram analisadas. O rendimento do óleo da amendoa e os percentuais de cada fracão do fruto (amêndoa, epicarpo e endocarpo) foram obtidos a partir de experimentos desenvolvidos no Núcleo de Combustíveis, Catálise e Ambiental, na Universidade Federal do Maranhão. As análises permitiram concluir que o material proveniente de Itaipava do Grajaú apresentou-se mais produtivo, tendo sido observada uma porcentagem de óleo na amendoa 90,3% superior ao material de São Luís, além de apresentar uma maior quantidade total de casca produzida por palmeira. Assim, o material de Itaipava do Grajaú foi escolhido para realizacão de estimativa de produtividade teórica em tres diferentes densidades de plantio. Os cálculos de estimativa apontaram resultados entre 0,6 e 1,0 ton/ha de óleo e 6,5 a 11,5 ton/ha de casca, indicando a viabilidade na utilização da biomassa do ariri para a geracão de energia, devido aos resultados promissores de produtividade teórica de óleo e casca, com valores próximos aos de outras espécies que são utilizadas como fornecedoras de biomassa para a geracão de energia.
Presidente - 1505089 - ADEILTON PEREIRA MACIEL
Interno - 1958163 - CARITAS DE JESUS SILVA MENDONCA