Go to accessibility

DISCENTE: VICTOR MUNIZ GALVAO
DATA: 22/09/2014
LOCAL: Auditório do DEINF (Sala Multimídia) - CCET/UFMA
TÍTULO: INTERFACE ORGANIZACIONAL PARA JOGOS DE COMPUTADOR.
PALAVRAS-CHAVES: SMA. Jogos eletrônicos. Modelo organizacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Durante décadas o desenvolvimento de jogos eletrônicos foi marcado por uma busca incansável por gráficos realistas. No entanto, chegou-se a um ponto em que a corrida por gráficos fotorrealistas perdeu o fôlego, permitindo que mais atenção fosse dada a um elemento que costumava ser deixado em segundo plano: a Inteligência Artificial. Neste novo contexto, novas técnicas, antes restritas ao meio acadêmico, passaram a ser exploradas em jogos eletrônicos com o intuito de proporcionar personagens mais inteligentes e realistas. Contudo, neste atual ciclo de pesquisas percebeu-se que pouco enfoque foi dado à exploração de novas formas de interação do jogador com o jogo e com os personagens virtuais. Assim, este trabalho objetiva fazer uso de organizações de agentes, conceito relacionado ao campo dos Sistemas Multiagentes para prover ao jogador uma nova forma de controle dos personagens. Não de forma unitária, mas coletiva. Para este fim, foi proposta uma arquitetura geral que permite a definição de organizações de agentes através do uso de uma interface organizacional. Esta arquitetura busca garantir ainda a existência de agentes capazes de seguir as especificações destas organizações. Como uma primeira forma de avaliação um estudo de caso foi conduzido resultando em uma implementação da arquitetura proposta usando o jogo Minecraft. Foi ainda realizada uma avaliação qualitativa da proposta através da apresentação do funcionamento da implementação feita, seguida da aplicação de um questionário a um grupo de alunos da Universidade Federal do Maranhão. Os resultados da avaliação mostraram que a arquitetura proposta atende ao problema que se propõe resolver. Provou-se também ser possível o uso da interface organizacional para criação de organizações e controle dos comportamentos de grupos de agentes no Minecraft. Entretanto, também ficou evidente que existem desafios a serem vencidos para que esta proposta se torne uma solução ideal para o problema.
Interno - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Presidente - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO