Go to accessibility

DISCENTE: ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO
DATA: 11/03/2020
LOCAL: Centro de Ciências Exatas e Tecnologias
TÍTULO: Análise de Modelos para a Curva de Aprendizagem e Capacidade Preditiva de Alunos no Domínio da Programação
PALAVRAS-CHAVES: Módulo estudante , Curva de Aprendizagem, Predição, Ensino de algoritmos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Aprender algoritmos requer o conhecimento de fundamentos como abstração, decomposição e identificação de padrões. O processo de aprendizagem é modular com etapas que são bem definidas e pre-requisitos uma das outras, o que faz com que seja difícil para o professor identificar as necessidades do aluno. Além disso, a correção manual das tarefas dos alunos acaba sendo proibitiva do ponto de vista do tempo para os professores. Esses problemas são maximizados ao se ter uma turma com muitos alunos. Uma alternativa para amenizar tais problemas é o uso de Sistemas Tutores Inteligentes. A modelagem e predição do conhecimento é parte fundamental de um tutor inteligente, visto que é através dessas informações que o tutor toma suas decisões e adapta o ensino dos alunos. Este trabalho propõe-se a apresentar uma análise qualitativa entre os modelos de conhecimento de alunos no domínio da programação visando identificar as melhores abordagens para a modelagem e as peculiaridades do domínio. Uma das contribuições deste trabalho foi a coleta de dados no domínio da programação para a criação da base de dados COSMODS. Além disso, foi feita uma análise da curva de aprendizagem e capacidade preditiva dos modelos gerados através da metodologia proposta. A análise mostrou que os erros de compilação influenciam diretamente na representação do conhecimento dos alunos e capacidade preditiva dos modelos. Por fim, foi feita uma discussão dos impactos que os erros de compilação tem sobre os modelos gerados.
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Externo à Instituição - CELSO ALBERTO SAILBEL SANTOS - UFES